Nacional em busca da vitória no adeus a 2023
Os insulares nunca venceram no reduto da equipa B dos 'azuis-e-brancos'
O Nacional da Madeira continua colado ao topo da classificação da II Liga e joga, esta manhã, em Vila Nova de Gaia, uma cartada importante para fechar 2023 em beleza, isto num ano civil bipolar para os lados da Choupana - só na última jornada da temporada transacta é que o conjunto alvinegro garantiu a permanência e agora, refeita do susto e de cara lavada, a 'mesma' equipa está na luta pela subida à I Liga.
Mesmo que o sonho não seja, para já, assumido publicamente, cero é que o Nacional ocupa o 3.º lugar com 29 pontos à partida para esta 15.ª jornada e vai até à casa do FC Porto B tentar bater o conjunto orientado por António Folha na expectativa de se colar ao líder Santa Clara, que soma 33 pontos e já jogou.
Quanto ao jogo propriamente dito, analisando os embates protagonizados entre os dois emblemas apercebemo-nos de que dos sete jogos disputados até ao momento o Nacional leva a melhor. Um factor histórico e estatístico que joga a favor dos madeirenses, mas com uma nuance: nunca os insulares venceram no reduto da equipa B dos 'azuis-e-brancos'.
HISTÓRICO | FC Porto B | Nacional |
---|---|---|
Vitórias | 1 | 4 |
Golos | 5 | 18 |
Maior triunfo |
2-1 (2017/2018) | 6-0 (2017/2018) |
Jogos a sofrer golos | 100% | 57% |
Tiago Margarido que fez na quinta-feira a antevisão à partida deste sábado, frente ao FC Porto B e, em conferência de imprensa realizada na Choupana antes da viagem até ao Norte do País, o técnico dos alvinegros vaticinava um bom espectáculo de futebol.
"Será mais um jogo de dificuldade extrema. O Porto B no último onze que apresentou tinha nove internacionais, o que só por si diz da sua qualidade", assumiu no lançamento do jogo.
Tiago Margarido que voltou a falar na meta dos 40 pontos e noutros objectivos que têm sido alcançados pela sua equipa esta temporada.
Até ao momento estamos a fazer uma excelente prova e estamos a conseguir um dos nossos objectivos que é valorizar activos. E estamos a conseguir outro que é voltar a trazer gente ao estádio e que os nossos adeptos voltem a acreditar e a sentir orgulho na equipa. Tiago Margarido
O duelo entre FC Porto B e Nacional que se joga às 11h00 deste sábado, em Vila Nova de Gaia. Uma partida que conta com transmissão televisiva no Porto Canal.
O que já aconteceu neste dia?
Em 1853, os Estados Unidos compravam ao México, por 10 milhões de dólares, o território ao longo do rio Gila, área que hoje integra as zonas sul dos Estados do Arizona e do Novo México.
Em 1886, Emídio Navarro assinava o decreto que reformou o Ensino Técnico em Portugal.
Em 1903, morriam 600 pessoas no incêndio do Teatro Iroquois de Chicago.
Em 1922, Lenine proclamava a URSS.
Em 1940, abria a primeira autoestrada nos EUA, ligando Pasadena a Los Angeles, Califórnia.
Em 1947, era criada a República Socialista da Roménia.
Em 1960, eram criados os Certificados de Aforro, por Oliveira Salazar, um produto financeiro para a pequena poupança das famílias.
Em 1972, a pretexto das celebrações do Dia Mundial da Paz, um grupo de católicos organizava, na Capela do Rato, em Lisboa, a vigília sob o tema "A Paz é possível" onde era aprovada uma moção repudiando a política de guerra do regime ditatorial e reconhecendo a justiça da luta dos povos coloniais. A forte repressão policial que se abateu sobre a manifestação não conseguiu esconder os sinais de rutura do regime.
Em 1985, a dirigente nacionalista negra Winnie Mandela era presa, pela segunda vez em oito dias, por desobedecer à ordem de desterro da polícia sul-africana.
Em 1986, a Polícia Judiciária portuguesa localizava um bebé raptado dois anos e meio antes do Hospital Particular de Lisboa. Morria o poeta Joaquim Namorado.
Em 1987, Robert Mugabe assumia a Presidência do Zimbabwe.
Em 1989 Fernando Collor de Mello era declarado Presidente eleito do Brasil.
Em 1991, o quinto canal televisivo francês, La Cinq, propriedade da Hachette, declarava falência.
Em 1993, o Vaticano e o Estado de Israel assinavam em Jerusalém o acordo de reconhecimento mútuo.
Em 1996, morria o historiador francês Albert Silbert.
Em 2003, morria, aos 48 anos, José Carreira, pioneiro do sindicalismo da polícia portuguesa.
Em 2004, o Governo espanhol aprovava a proposta de alteração do Código Civil, passando a enquadrar o casamento de pessoas do mesmo sexo. Morria, aos 94 anos, Artie Shaw, clarinetista, compositor e chefe de orquestra.
Em 2005, era criada a Autoridade de Segurança Alimentar Económica (ASAE).
Em 2006, o antigo Presidente iraquiano Saddam Hussein, 69 anos, era executado por enforcamento, condenado por crimes contra a humanidade. A explosão de um carro armadilhado no aeroporto de Barajas, Madrid, fazia dois mortos e mais de 20 feridos, num atentado atribuído à ETA. O chefe do governo espanhol, José Luís Rodriguez Zapatero, suspende o diálogo com a organização separatista basca.
Em 2007, os estreantes Rui Silva, em masculinos, e Jessica Augusto, em femininos, venciam a corrida de São Silvestre do Porto, que teve pódios totalmente portugueses pela primeira vez em 14 edições.
Em 2008, morria, aos 70 anos, o trompetista de jazz norte-americano, Freddie Hubbard, vencedor de um Grammy, na Califórnia, depois de ter sofrido um ataque cardíaco em novembro. Durante a sua carreira, de quase 50 anos, recebeu o Prémio dos Mestres do Jazz da Instituição Nacional das Artes, em 2006, e tocou com figuras lendárias como John Coltrane, Ornette Coleman, McCoy Tyner, Art Blakey e Herbie Hancock.
Em 2011, morria Kim Geun-tae, ex-ativista democrático e proeminente político liberal conhecido na Coreia do Sul como o "padrinho" da democracia sul-coreana. Tinha 64 anos.
Em 2018, o português Ricardo Filipe da Silva Duarte Braga, Ricardinho, era eleito pela sexta vez, quinta consecutiva, melhor jogador do mundo de futsal, nos prémios anuais atribuídos pelo site especializado Futsal Planet.
Em 2019, o cientista chinês He Jiankui, que alegava ter sido o responsável pela primeira manipulação genética de bebés em todo o mundo, era condenado a três anos de prisão pela experiência.
Em 2020, os presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Conselho Europeu, Charles Michel, assinavam formalmente, em Bruxelas, o Acordo de Comércio e Cooperação que regerá a nova parceria com o Reino Unido no pós-Brexit.
Em 2022, o futebolista internacional português Cristiano Ronaldo assinava contrato pelos sauditas do Al Nassr.