Austrália festeja Taça do Mundo na Madeira com vitória nos 4x1.500 metros
Foi preciso recorrer ao ‘photo finish’ para ser encontrado o grande vencedor da prova de estafeta mista da Taça do Mundo de Natação em águas abertas que está a ter lugar na cidade do Funchal, nomeadamente nos ‘mares’ junto ao Complexo Balnear.
Depois das emoções fortes no dia de ontem com a prova dos 10 quilómetros individuais, a jornada de hoje levava para a linha de partida 13 selecções que iriam discutir o título da derradeira etapa da Taça do Mundo de 2023 na estafeta de 4x1.500 metros.
Uma das formações australiana cedo mostrou que estava num bom ritmo para garantir a conquista do ouro, mas a verdade é que a concorrência veio a ser forte na recta final da competição. Contando com Moesha Johnson, Chelsea Gubecka, Bailey Armstrong, Kyle Lee, o conjunto australiana esteve em plano de evidência conseguiu festejar a vitórias após 1:06.05,40 hora.
Contudo a cortar a linha de chegada, junto da equipa australiana, esteve igualmente a selecção da Hungria, composta por Bettina Fabiam, Mira Szimcsak, David Betelem e Kristof Rasovszky, que, numa primeira instância tinha completado a prova a apenas 10 centésimas da equipa da Austrália.
Um resultado que acabou por ser alterado depois de analisado, pela equipa de arbitragem, em relação à formação húngara com esta a ser penalizada, com a desclassificação, na última volta bem devido ao comportamento de Kristof Rasovszky.
Assim sendo seria a formação de Itália a conquistar a medalha de prata, através de Ginevra Taddeucci, Arianna Bridi, Gregorio Paltrinieri e Domenico Acerenza que fecharam o percurso com o tempo de 1:06.06,40 horas, e ficando a apenas um segundo dos grandes vencedores.
A fechar o pódio ficou a França, através das ‘braçadas’ de Aurelie Muller, Carolina Laure, Sacha Velly e Logan Fontain, que concluiu a estafeta com o tempo de 1:06.49,50, ficando a 44,10 segundos do primeiro lugar.
Portugal conquista um excelente quarto lugar
Destaque ainda pelo grande resultado da selecção lusa que terminou no quarto lugar, a 1.47,30 minutos dos vencedores. A equipa lusa veio a ser composta por Mafalda Rosa, Angélica André, Diogo Cardoso e Tiago Campos.