DNOTICIAS.PT
Madeira

Cátia Vieira Pestana eleita presidente das Mulheres Socialistas da Madeira

None

Cátia Vieira Pestana foi ontem eleita presidente das Mulheres Socialistas da Madeira, estrutura que se diz motivada e empenhada para liderar, num mandato que vem afirmar que “as mulheres contam”.

“Contamos, efectivamente, com todas as mulheres neste período que será rico em desafios eleitorais, para os quais as Mulheres Socialistas terão de estar prontas e mobilizadas”, referiu a responsável, adiantando que este será um mandato apostado no trabalho de empoderamento e afirmação das mulheres na esfera política regional, bem como de afirmação da estrutura da Madeira nos órgãos nacionais do partido.

Cátia Vieira Pestana mostra a sua apreensão em relação ao facto de, na Região, as mulheres "ainda estarem sub-representadas na participação política e, sobretudo, nos órgãos de decisão". Uma situação que, considera, deve-se à existência de uma sociedade "altamente patriarcal resultante de tantos anos da mesma força política na governação madeirense, que não tem dado a devida oportunidade às mulheres”.

A recém-eleita dirigente salienta que o PS e as Mulheres Socialistas da Madeira têm lutado para inverter esta situação, sendo que, fruto disso, hoje "podemos ver mais mulheres nas diferentes assembleias". Contudo, afirma que ainda "é pouco" e que "falta uma lei na Região que protecja a participação das mulheres nos processos de decisão aos vários níveis".