Os Construtores da Europa
Morreram nestes dias, dois homens que em muito contribuíram para a construção da União Europeia.
Jacques Delors foi o Senhor Europa: construiu a União Europeia mesmo quando lhe diziam que isso não era possível. Porfiou e fez aparecer, sobretudo com o Tratado de Maastricht, a Europa em que vivemos e da qual muito beneficiamos
Wolfgang Schauble foi o garante da União Europeia quando, no auge da crise, muitos duvidaram. Manteve-se inflexível, mas focado no que era importante para manter a coesão da União Europeia.
Vindos de famílias políticas diferentes, ambos, com as ações e políticas que lideraram e incentivaram, estiveram na linha da frente da Europa Unida que tanto queremos manter.
Foram estadistas, no sentido mais nobre que o termo pode ter. Quiseram alcançar mais além do que as circunstâncias politicas podiam proporcionar no imediato. Tiveram, ambos, uma visão que ultrapassava a politiquice do momento e procuraram uma Europa mais forte e consolidada.
Os tempos atuais, infelizmente, são de retrocesso: movimentos radicais ameaçam as estruturas da construção europeia e põem em causa tudo o que a duras penas, foi adquirido.
Serão marginais por enquanto, mas é importante que os povos da Europa, cujos pais sofreram, na carne e no espírito, e de diversa formas, os fascismos do seculo vinte, se ergam e digam “nunca mais”, deixando bem claro que a democracia e liberdade são a única opção aceitável.
Se conseguimos reduzir as opções comunistas e de extrema-esquerda, a uma franja bastante reduzida, conseguiremos fazer o mesmo aos neofascistas que por aí aparecem a tentar cavalgar as nossas desilusões.
Viva a Liberdade e a Democracia!
João Loja