Nesta época de Natal são habituais as trocas e devoluções de presentes. Saiba que direitos pode reclamar
Em época de troca de presentes, acontece com frequência haver necessidade ou somente interesse de trocar alguma lembrança. Que direitos pode reclamar?
Quer faça as suas compras de
Natal online ou em loja, importa estar bem ciente dos seus
direitos enquanto consumidor.
O Natal é, por excelência, a altura tradicional do ano para se oferecer (e
receber) presentes. Comprar as lembranças de Natal exige segurança, planeamento
e informação. Por isso, antes de comprar um artigo, para si ou para
oferecer, é importante estar bem ciente dos seus direitos de consumidor e
informar-se sobre a política de trocas e devoluções praticada pelo
estabelecimento comercial, seja numa compra online ou
numa loja física.
Antes de comprar um artigo, para consumo próprio ou para oferecer, é importante conhecer a política de trocas e devoluções praticada pela loja. No geral, os estabelecimentos comerciais não são obrigados a trocar artigos ou a devolver a quantia paga, excepto quando os produtos têm defeito.
A lei garante a troca das compras, desde que os produtos tenham defeito, mas nada na lei obriga os comerciantes a dar ao consumidor a possibilidade de trocar ou devolver um produto comprado numa loja física. Ainda assim, alguns estabelecimentos comerciais fazem-no. Isto é comum, por exemplo, para uma troca de Natal de um produto adquirido numa loja física.
Contudo, como os comerciantes não são obrigados a aceitar trocas ou devoluções dos produtos adquiridos nos estabelecimentos físicos, antes de efectuar a compra confirme se é possível fazer a troca ou devolução e até quando. Quando tal é autorizado pelos comerciantes, estes podem incluir um talão de devolução para facilitar o processo.
Para as compras online, continuam a não existir restrições relativamente à devolução, excepto nas situações de, por exemplo, produtos personalizados (com fotografia, nome, etc.). Tem 14 dias seguidos, a contar do momento em que a encomenda chegou a sua casa, para a devolver, embora alguns sites aceitem prazos mais longos (por exemplo, 30 dias).
No caso de produto com defeito, desde 2022, há novos prazos para as garantias legais dos bens móveis (novos e recondicionados) comprados depois de 1 de Janeiro de 2022. Se o defeito se manifestar no prazo de 30 dias após a entrega, é possível pedir de imediato a troca do bem (substituição) ou o reembolso (resolução do contrato) – é aquilo que a lei designa por direito de rejeição.
Para os produtos adquiridos antes de 1 de Janeiro de 2022, se ainda estiverem abrangidos pelo prazo de garantia, é aplicável o regime anterior das garantias, ou seja, é reconhecido ao consumidor o direito de escolha entre a reparação, a substituição, a redução do preço ou a resolução do contrato.
Caso tenha um conflito de consumo com um comerciante por este não querer cumprir a garantia, apresente o caso na plataforma Reclamar. O caso será enviado para a empresa com o apoio da DECO PROTeste.
Importa também estar bem ciente que a troca pode ser recusada pelo comerciante: se o artigo não apresentar qualquer defeito; se a venda não foi feita pela internet (em que o consumidor tem um prazo de reflexão de 14 dias a contar da data em que recebe o produto que comprou para devolver); se o produto tem um defeito, mas o consumidor tinha conhecimento do mesmo.
O que se verifica na prática é que muitos comerciantes e fornecedores trocam o produto por cortesia, para manter os clientes.
Dicas a ter em conta:
Conheça a política comercial da loja. Antes de realizar a compra, informe-se sobre as condições necessárias para realizar a troca, caso não haja defeito. Principalmente o prazo para trocar;
Tenha cuidado com o artigo. Este deve ser apresentado na loja no mesmo estado de conservação em que foi adquirido;
Guarde os comprovativos de compra. É importante para comprovar a data em que realizou a compra no estabelecimento comercial;
Pague com cartão. Caso perca o talão de compra, pode utilizar o talão de multibanco ou o extracto do cartão de crédito como comprovativo. Se pagar em dinheiro, torna-se mais difícil comprovar;
Não retire etiquetas. Principalmente no caso de roupa. Noutras situações, evite retirar as embalagens, pois a loja pode não aceitar a troca se o artigo tiver sido violado;
Algumas lojas excluem alguns produtos das políticas de devolução. Tenha especial atenção a este facto caso queira comprar artigos de valor elevado (informática ou electrónica).