DIÁRIO volta a ser distinguido no ‘European Newspaper Award’
Duas primeiras páginas foram premiadas na edição deste ano da maior competição europeia de design de jornais da Europa
Uma nova prenda foi colocada no sapatinho do DIÁRIO, que voltou a ser premiado no ‘European Newspaper Award’, a maior competição europeia de design de jornais da Europa que é da responsabilidade da organização alemã Office for Newspaper Design.
Segundo informou a organização, na edição deste ano foram atribuídos dois prémios ao DIÁRIO, correspondentes a duas primeiras páginas. Um dos prémios de capa distinguiu a primeira página da edição impressa de 3 de Novembro de 2022, dia em que revelamos a existência de mais mosquitos no ar. A segunda capa, referente à edição de 1 de Janeiro, dava conta das perspectivas para o ano em curso.
Na 25.ª edição do ‘European Newspaper Award’ participaram 136 jornais de 22 países, com mais de 3.500 candidaturas a disputarem 20 categorias em concurso. Quanto aos grandes vencedores do ano, os 15 membros do júri - que inclui o director de Arte do Expresso, Marco Grieco, e a directora de Arte do Público, Sónia Marisa Matos -, optaram por distinguir o jornal local grego ‘Naftemporiki’, o regional alemão ‘Der Tagesspiegel’, a publicação de distribuição nacional neerlandesa ‘NRC’ e o semanário alemão ‘der Freitag’.
O DIÁRIO tem vindo a arrecadar prémios com frequência nas 25 edições da iniciativa e em 2010 foi eleito ode Jornal Europeu do Ano na categoria ‘Jornal Local’. Este ano para além do DIÁRIO, os jornais Público, do Expresso e JM foram as publicações nacionais a receberem menções.