Biden liga a Sánchez para felicitar pelo novo mandato e conversam sobre Gaza
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, recebeu hoje uma chamada telefónica do Presidente norte-americano, Joe Biden, que o felicitou pelo novo mandato e, durante a conversa, abordou a dramática situação de Gaza e as relações bilaterais.
Em comunicado, o gabinete do primeiro-ministro informou que Sánchez agradeceu a felicitação de Biden pela sua investidura, reiterou a sua vontade de continuar uma estreita cooperação com os Estados Unidos, "parceiro estratégico, aliado e amigo de Espanha", durante a nova legislatura.
"Abordámos a dramática situação em Gaza e transmiti-lhe a minha vontade para encontrar uma solução política que possibilite a coexistência de um Estado da Palestina e o Estado de Israel em paz e segurança", escreveu Sánchez na rede social X (antigo Twitter).
"Partilhamos a necessidade de manter firme a unidade transatlântica face aos desafios globais", acrescentou.
O Governo indicou que durante a chamada foram abordados outros temas, entre eles a necessidade de manter a unidade transatlântica, especialmente face a agressão russa contra a Ucrânia.
Sánchez e Biden falaram também sobre como continuar a estreitar a sua cooperação bilateral em temas como a gestão dos fluxos migratórios por vias legais, acrescentou o Governo no comunicado.
Espanha e os Estados Unidos partilham igualmente objetivos geoestratégicos como a diversificação das cadeias de valor em setores chave, incluindo o setor dos semicondutores, o desenvolvimento da inteligência artificial que respeite os valores humanos e fomente a inovação, e a colaboração perante desafios globais como é a luta contra as alterações climáticas.
Também Washington informou, em comunicado, sobre a chamada telefónica com Sánchez, que se reuniu com Biden na Casa Branca há sete meses, em maio.