Rácio entre a dívida pública e o PIB da Madeira "muito abaixo das médias da Zona Euro e europeia"
Albuquerque perspectiva que valor fique nos 83%
O rácio entre a dívida pública e o PIB da Região Autónoma da Madeira deverá ficar "possivelmente nos 83%", perspectivou esta quinta-feira, 21 de Dezembro, o Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, apontando tratar-se de um valor "muito abaixo das médias da Zona Euro e da União Europeia", bem como de Portugal.
Assumindo que a Região vai fazer um novo refinanciamento da dívida pública regional até 2027, o governante lembrou que desde 2015 o executivo madeirense amortizou "mais de 1.100 milhões de euros da dívida, que está "estável" neste momento e "só não é mais baixa por causa do empréstimo de 458 milhões de euros para fazer face aos constrangimentos da pandemia da covid-19".
A dívida da Madeira, é uma dívida que em percentagem do PIB é inferior neste momento à média da dívida nacional, da Zona Euro e da União Europeia. Tínhamos uma dívida de percentagem de cerca de 89% do PIB, as médias da Zona Euro e europeia são de 91% e Portugal está acima do 100%. Portanto, a percentagem de dívida pública na Madeira é inferior e possivelmente, com esta subida do PIB vamos ficar com uma dívida de 83%. Miguel Albuquerque
"Tem havido um esforço sistemático da Região na redução da dívida pública e essa redução é evidente", frisou, afirmando que o refinanciamento "é uma situação que decorre desde que a Região tenha a sua credibilidade assegurada e tenha essa capacidade".
"Não vai faltar dinheiro", assegurou.