Tiago Abiodun garante medalha no mundial de jovens
Atleta que representa a AD Galomar esta temporada
Tiago Abiodun garantiu a conquista de uma medalha no Campeonato do Mundo de Jovens que está a ter lugar na cidade eslovena de Nova Gorica, a segunda pessoal e sétima de Portugal em Mundiais!
O internacional luso (15.º do ranking mundial de sub15) venceu por 4-0 nos quartos-de-final o tunisino Wassim Essid (14.º do ranking) e garantiu a presença nas meias-finais, nas quais vai defrontar o chinês Sun Yang (5.º), e independentemente do resultado o atleta, que este ano representa a AD Galomar no Campeonato Nacional da I Divisão, irá subir ao pódio, para receber ou a medalha de bronze, ou a de prata e a de ouro, estas duas caso atinja a final.
O adversário de amanhã já conquistou o título mundial de equipas na Eslovénia e vai disputar a final de pares mistos. Este ano, já se sagrou vice-campeão asiático em singulares.
Portugal tem seis medalhas em Campeonatos do Mundo (2 prata e 4 de bronze): Os títulos de vice-campeões do mundo foram alcançados por Tiago Abiodun em pares mistos sub-15 em Túnis 2022 e pelo madeirense Marcos Freitas e Tiago Apolónia em Santiago do Chile 2003 (juniores). As medalhas de bronze foram conquistadas pela equipa masculina sub-15 em Gaia 2021; Matilde Pinto em pares femininos sub-15 em Gaia 2021; João Monteiro e Tiago Apolónia em Budapeste 2019 (seniores); Marcos Freitas e André Silva no Cairo 2006 (juniores).
Tiago Abiodun é campeão da Europa de singulares e de equipas e vice-campeão de pares masculinos de sub-15, títulos conquistados este ano e já representou a seleção nacional sénior.