DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Funchal acolhe Conferência Internacional de Estudos de Fotografia

None

O Colégio dos Jesuítas, na cidade do Funchal, será palco, entre os dias 4 e 6 de Dezembro, da Conferência Internacional de Estudos de Fotografia. Sob o tema 'Fotografia e Lugar: Percursos, Cartografias e Derivas', o seminário contará com a intervenção de mais de 45 investigadores e artistas, dispostos a partilhar as suas pesquisas e trabalhos, além de promover uma oficina, uma sessão de cinema e várias visitas. 

O evento é organizada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional da Cultura, em parceria com o Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente’s, o ICNOVA - Instituto de Comunicação da NOVA, o Observatório EVAM e a Universidade da Madeira, através do Departamento de Arte e Design e do Conselho de Cultura. A sessão de abertura está agendada para as 14h30 de segunda-feira, 4 de Dezembro, e contará com a presença do secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.

A conferência pretende "abordar as formas através das quais a fotografia tem sido utilizada para mapear e representar territórios, e para documentar percursos, migrações e deslocamentos entre diferentes locais".

Em destaque está a intervenção de Ana Maria Mauad, doutora em história pela Universidade Federal Fluminense (Brasil) e professora titular do departamento de história da mesma universidade. Uma dos principais palestrantes vai abordar pelas 9 horas do dia 5 de Dezembro, 'Por uma história fotográfica de passados possíveis: percursos, cartografia e derivas'. 

Daniel Blaufuks, artista visual que tem exposto largamente em museus, galerias de arte contemporânea e festivais, falará, às 9 horas do dia 6 de Dezembro, sobre 'Derivas'. Nesta conversa com Ana Gandum e Sandra Camacho, que tem como premissa a deambulação das e pelas imagens, tentar-se-á um gesto de deriva em algumas imagens e palavras da extensa obra do artista, onde a articulação entre fotografia e lugar não dispensa a relação entre memória pública e memória privada, por um lado, e a convocação da imagem em movimento e do texto, por outro.

O programa da conferência compreende ainda a projecção do filme 'Suzanne Daveau' de Luísa Homem, com apresentação da realizadora, que é sócia-fundadora da produtora TERRATREME Filmes. O filme traça o esboço de uma mulher aventureira que atravessa o seculo XX, até aos dias de hoje, guiada pela paixão da investigação geográfica. A película poderá ser vista no dia 4 de Dezembro, às 16h15. 

Também no dia 4, entre as 10 e as 13 horas, realiza-se uma oficina, de acesso gratuito, Poéticas do Arquivo: Fotopintura e outras invenções, ministrada por Ângela Berlinde, artista, curadora e investigadora com doutoramento em Comunicação Visual sobre fotopintura e autorrepresentação indígena, pela na Universidade do Minho, em Portugal.

Estão previstas ainda duas visitas, uma aos acervos fotográficos do Arquivo e Biblioteca da Madeira, numa parceria com a DRABM (em que será destacado o rico e vasto património fotográfico em depósito naquele espaço realçando-se os meios para o seu acesso em linha, o circuito documental, as dimensões e espaços da conservação e digitalização dos acervos), e outra à Porta 33 que atualmente conta a exposição Pedra Sol de Carolina Vieira, que resulta de um período intermitente passado em residência na Escola do Porto Santo entre 2022 e 2023, aludindo a uma formação geológica de tubos de lava, observável a partir do mar ao largo do Ilhéu de Cima daquela ilha.