PSD destaca a "tragédia" da Educação ao nível nacional
"Balburdia nas escolas" foi como Nuno Maciel classificou a situação do ensino ao nível nacional. O deputado do PSD lembrou os dados recentes que mostram que, neste ano lectivo, 80.000 alunos não tiveram aulas a "pelo menos uma disciplina". No primeiro período, há alunos que "não tiveram uma única aula de Português".
Os resultados, recorda, provam o retrocesso no ensino, ao nível nacional.
O deputado do PSD destacou o "trambolhão" dos alunos portugueses nos testes PUISA 2022 que colocaram Portugal "ao nível dos países da América Latina".
Tanto Nuno Maciel como Miguel Albuquerque, na resposta, acusaram o PS e o Governo da República de provocarem o "caos" na Educação, com greves todos os dias e um retrocesso evidente. Por outro lado, acusam os socialistas de acentuarem o "fosso social" entre os alunos, com os mais pobres a serem claramente prejudicados.
Albuquerque destacou a importância de, na Madeira, ter sido recuperado o tempo de serviço dos professores e garantida a vinculação ao quadro da função pública.
Nuno Maciel referiu uma notícia recente que refere que "os bons resultados do ensino na Madeira são justificados por medidas vetadas no continente".