PIB da Região deverá ultrapassar os 6.083 milhões de euros este ano
Estimativa de Albuquerque no dia em que foi conhecido o PIB atingido em 2022
A estimativa dos 6.083 milhões de euros a atingir este ano no Produto Interno Bruto (PIB) na Região Autónoma da Madeira deverá ser “ultrapassada”, adiantou o presidente do Governo Regional.
À margem de inauguração de loja na zona da Ajuda, em São Martinho, Miguel Albuquerque regozijou-se com o “extraordinário” valor do PIB atingido em 2022 na Região (6.020,5 milhões de euros) que traduz crescimentos de 19,8% em termos nominais e de 14,2% em termos reais (ou seja, excluindo o efeito da variação de preços), segundo a primeira estimativa divulgada esta hoje pelo INE.
Albuquerque entende haver condições para “continuar a fazer esta subida”, ao mesmo tempo que considera que os resultados do último ano vêm desmentir aquilo que se tem dito sobre a Região, ao constatar que “o PIB per capita na Madeira neste momento já ultrapassa os 24 mil euros”. Além disso revela que as desigualdades de rendimento são mais baixas na Madeira que no restante do país.
O líder madeirense reitera que “só à uma maneira de combater a pobreza, que é ter crescimento económico”. Crescimento económico complementado com políticas sociais que assegurem o estado social como mecanismo para garantir maior coesão na sociedade.