Assinala-se hoje 60.º aniversário da morte da Venerável Maria do Monte Pereira
Hoje assinala-se o 60.º aniversário da morte da Venerável Maria do Monte Pereira.
De forma a recordar a sua memória, decorreu uma manhã de oração na Capela da Casa de Saúde Câmara Pestana, associando também a este momento, o pedido de paz para o mundo.
Maria do Monte Pereira nasceu na Madeira, Paróquia de Santo António – Funchal, a 10 de Abril de 1897, sendo baptizada com o nome de Elisa de Jesus Pereira, a 25 do mesmo mês.
"Era uma jovem alegre, extrovertida, de vontade forte, amável, disponível, humilde, simples e com uma vida espiritual intensa. Cedo sentiu-se motivada a consagrar-se totalmente a Deus. Contudo, a concretização desse desejo teve de ser adiada por vários condicionamentos familiares. Com a morte dos pais, Elisa com apenas 17 anos, assumiu a responsabilidade da casa, acompanhando o irmão mais novo e uma sua irmã", refere a Casa de Saúde Câmara Pestana através de uma nota de imprensa.
Iniciou o noviciado a 3 de Abril de 1927 na Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus com o nome de Maria do Monte.
"A entrega da sua vida ao serviço dos doentes na missão hospitaleira, foi vivida com intensa intimidade com Deus, num desejo profundo de se identificar cada vez mais com Jesus, e em reparação dos pecados da humanidade", sublinha a mesma nota.
Faleceu a 18 de Dezembro de 1963, balbuciando as palavras: “Tudo por Vós, Sagrado Coração”.
Foi declarada Venerável pelo Papa Francisco a 23 de Março de 2023, sendo a primeira madeirense até agora com este reconhecimento.