Estarão os Açores à frente da Madeira na promoção do turismo no continente?
A Madeira inaugurou ontem, em Lisboa, um posto turístico, para promover o destino e os produtos regionais. A notícia desse acto inaugural, que contou com Miguel Albuquerque e Eduardo Jesus,respectivamente, presidente e secretário do Turismo do Governo Regional da Madeira, foi, por um lado elogiado e, por outro detraído. Entre os detractores, houve quem afirmasse que a iniciativa não merecia destaque, até por, relativamente aos Açores, isso ser uma realidade há várias décadas. Mas, haverá assim tanta diferença entre o que fazem os Açores e a Madeira?
Desde logo, a existência de um posto de turismo da Madeira na capital portuguesa não é algo novo, ainda que possa haver algumas diferenças nos objectivos conjunturais, os estruturais são sempre os mesmos: promover o destino Madeira e os seus produtos.
Quando em Fevereiro deste ano o DIÁRIO noticiou o investimento no posto, agora inaugurado, fizemos um pequeno historial do que tem sido a representação do turismo da Madeira em Lisboa.
Novo posto de informação turística da Madeira em Lisboa custará mais de 200 mil euros
Foram autorizados os encargos orçamentais relativamente à empreitada para a execução de obra para a criação de um posto de informação turística da Madeira em Lisboa, no montante total de 201.580,00 mil euros. A informação foi divulgada na passada quarta-feira, 8 de Fevereiro, pelo Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira (JORAM).
Em síntese, há 14 anos a Madeira fechou, por ter sido despejada no Palácio Foz, onde se encontrava, o seu posto de Turismo, que era partilhado exctamente com os Açores. Fechou e pode considerar-se que já não reabriu, apesar de uma instalação temporária na Avenida 5 de Outro, num espaço cedido pelo BANIF.
No que respeita aos Açores, foi criada uma Delegação do Turismo em Lisboa. Em 2003, a presidência do arquipélago explicava ao parlamento açoriano: “O mercado continental é o principal mercado emissor de turistas para os Açores, representando neste momento cerca de 57% da totalidade do mercado emissor.”
“As funções desempenhadas pela Delegação de Turismo em Lisboa no âmbito da Promoção, tanto a nível nacional como a nível internacional e de Representação da Região ao nível do Conselho Nacional de Gastronomia, são totalmente distintas das outras Delegações.”
Ora, a orgânica do Governo Açoriano (2021), enquadra na Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia a Delegação de Turismo de Lisboa, a quem compete:
“a) Assegurar, quando necessário, a representação da DRTur nos certames nacionais e internacionais;
b) Prestar apoio e assistência na realização de reuniões e viagens educacionais de agentes de viagens, operadores turísticos, e outras entidades ligadas à indústria turística, visando um melhor conhecimento da oferta turística regional;
c) Propor e organizar eventos com especial relevância para o desenvolvimento do destino
Açores;
d) Promover, junto da opinião pública, a realização de campanhas de esclarecimento e informação sobre a importância do turismo;
e) Desenvolver campanhas, quando necessário, de captação de fluxos turísticos, no mercado nacional, assegurando o reforço da notoriedade do Destino Açores, junto de agentes de viagens e de operadores turísticos;
f) Propor e desenvolver, quando necessário, planos de ação promocional, dirigidos aos diversos mercados, considerados estratégicos pelos instrumentos de planeamento orientadores do setor do turismo;
g) Intermediar, quando determinado, o investimento empresarial externo no setor turístico;
h) Apoiar missões empresariais e atividades promocionais institucionais, quando solicitado;
i) Assegurar o fornecimento de informações a todas as entidades interessadas na oferta turística regional, designadamente aos meios de comunicação social;
j) Idealizar e conceber material de carácter informativo e promocional;
k) Promover a organização e divulgação de informação relativa à cultura e tradições açorianas
e às suas manifestações suscetíveis de constituírem objeto de interesse turístico;
l) Captar novos fluxos turísticos para a Região Autónoma dos Açores, através da divulgação de incentivos direcionados ao Meeting Industry;
m) Garantir a interação com a Agência Regional de Promoção Turística dos Açores;
n) Assegurar a realização de outras tarefas que, no âmbito da sua área de competências, lhe sejam distribuídas ou cometidas à sua responsabilidade.”
Como facilmente se constata, há várias competências na Delegação de Lisboa do Turismo açoriano que, no que diz respeito à Madeira, são da responsabilidade da Associação de Promoção, criada em 2004. Portanto, há um caminho diferente, na Madeira.
Neste momento, no que diz respeito a postos de turismo, a Madeira tem em:
· Estrada Monumental, na Avenida Arriaga
· Gare Marítima da Madeira, na Pontinha
· Santa Cruz - Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo.
· Porto Moniz
· Ponta do Sol
· Ribeira Brava
· Santana
· Porto Santo
· E (com características diferentes) Lisboa
Nos Açores, existem 18 postos, mais a Delegação de Lisboa:
· Delegação de Turismo de Lisboa
· Aeroporto de Ponta Delgada
· Furnas
· São Miguel
· Aeroporto das Lajes
· Angra do Heroísmo
· Aeroporto da Horta
· Terminal Marítimo do Porto da Horta
· Aeroporto do Pico
· Pico
· Aeroporto de São Jorge
· São Jorge
· Graciosa
· Aeroporto de Santa Maria
· Santa Maria
· Corvo
· Aeroporto das Flores
· Flores
· Porto (cidade do Porto, Norte de Portugal)
Paralelamente aos postos e delegações oficiais, existe um conjunto de iniciativas privadas de divulgação dos produtos de cada arquipélago, que acabam por ser também uma forma de promoção turística.
Pelo exposto, nomeadamente o facto de terem coexistido no mesmo espaço, postos dos Açores e da Madeira, e de a promoção de cada arquipélago ser estruturada de forma diferente, não se pode dizer que a Madeira chega com décadas de atraso ao mercado do continente, quando comparada com os Açores, mesmo que, ao que tudo indica, os Açores tenham vantagem no que respeita à presença física permanente em Lisboa.