DNOTICIAS.PT
Madeira

JPP apresenta voto de louvor a Tolentino Mendonça pela distinção com o Prémio Pessoa

None

O JPP deu entrada, na Assembleia Legislativa da Madeira, na passada sexta-feira, a um voto de louvor ao cardeal Tolentino Mendonça, distinguido com o Prémio Pessoa 2023, pelo seu contributo para a poesia contemporânea. "Além do reconhecimento pelas suas funções eclesiásticas e pastorais, o júri evidenciou o trabalho de D. Tolentino Mendonça no ensino universitário, no ensaio de reflexão teológica filosófica e na poesia", refere nota do partido.

Paulo Alves, deputado do JPP, recorda que o partido, já em Março de 2021, apresentou um voto de congratulação a D. Tolentino Mendonça, pela conquista do Prémio Universidade de Coimbra, que mereceu unanimidade de todas as bancadas do Parlamento Madeirense.

"Para além deste prémio, podemos destacar outras distinções que lhe foram atribuídas, tais como o Prémio Cidade de Lisboa de Poesia e o Prémio Pen Club de Ensaio. Realçamos assim, não apenas a relevância literária de D. Tolentino Mendonça, mas também o seu papel ativo na promoção da arte e da cultura, e na sua importância para a Igreja e a Sociedade em geral", afirma.

O Prémio Pessoa, patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos, é uma iniciativa do jornal Expresso que visa distinguir personalidades portuguesas notáveis nas áreas da Ciência, Arte ou Literatura. "O Grupo Parlamentar do JPP felicita, calorosamente, o Cardeal D. José Tolentino Mendonça, por esta conquista e agradece a sua contribuição para o enriquecimento do património cultural e intelectual da nossa comunidade", termina.