Eurodeputadas apelam ao voto nas Eleições Europeias e alertam para crescimento da extrema-direita
No âmbito das Eleições Europeias, que se realizam a 9 de Junho do próximo ano, as eurodeputadas Sara Cerdas e Cláudia Monteiro de Aguiar, apelaram ao voto. Ambas condenaram as elevadas taxas de abstenção existentes nestas eleições.
"Apelo às pessoas para votarem nestas Eleições Europeias para reduzir a taxa de abstenção. Esta é das eleições com maior taxa de abstenção", disse Cláudia Monteiro de Aguiar, eurodeputada eleita pelo PSD-M, frisando a importância do voto, tendo em conta que "a Europa é o centro da decisão".
Já Sara Cerdas, eurodeputada eleita pelo PS-M, referiu que "a União europeia influencia 70% da legislação portuguesa", sendo por isso "importante" a participação nestas eleições.
Cláudia Monteiro de Aguiar e Sara Cerdas alertaram ainda para o crescimento da extrema-direita e da extrema-esquerda.
Estamos próximos das Eleições Europeias, que se realizam já em Junho, esperemos que as pessoas tentem criar um discernimento no que diz respeito aos extremos. Há a extrema-direita e a extrema-esquerda e temos assistido na Europa a estes fenómenos, que depois levam a posições extremadas e medidas menos próprias para aquilo que queremos que seja o respeito pelo Estado de direito e pelo princípio do respeito pela pessoa". Cláudia Monteiro de Aguiar
Sobre este assunto, Sara Cerdas disse que "temos vindo a assistir a um aumento muito preocupante dos discursos extremistas", que "são muito anti-projecto europeu".
A extrema-direita compromete todos os objectivos da União Europeia, são anti União Europeia . Estamos todos a remar na mesma direcção e eles estão fora do barco a tentar pôr água". Sara Cerdas
No âmbito do ciclo de debates ‘EUropa no centro’, as eurodeputadas abordaram, esta manhã, no La Vie, temas e iniciativas do Parlamento Europeu, numa conversa aberta ao público conduzida pelo jornalista Paulo Jardim, da RTP-Madeira.
“Esta é uma excelente iniciativa”, salientou Sara Cerdas sobre este ciclo de debates.
Já Cláudia Monteiro de Aguiar sublinhou que “muitas vezes dizem que as instituições europeias estão distantes daquela que é a realidade local e esta actividade é, sem dúvida, fundamental para aproximar os políticos dos cidadãos”.
Já começou debate sobre ‘EUropa no centro’ no La Vie Funchal
Iniciativa conta com as eurodeputadas Sara Cerdas e Cláudia Monteiro de Aguiar