JPP acredita que SESARAM tem de pedir ajuda informática externa para resolver problemas
Após mais uma falha no sistema informático, o JPP afirma que é altura de pedir ajuda informática externa ao SESARAM para resolver, de vez, esta questão. Patrícia Spínola defende que o ataque informático de Agosto desestabilizou todo o sistema, continuando sem resolução, porque ainda não há acesso a todos os dados.
"Se já não bastasse a notável incapacidade de gestão das listas de espera e a suspensão do direito de conhecer os tempos máximos de espera que cada utente contaria para ver a sua problemática atendida, ainda têm de ver os seus atendimentos adiados devido ao facto das equipas de saúde não conseguirem aceder aos contactos dos pacientes para agendamento, muito deles urgentes, nomeadamente biopsias e outros procedimentos de elevada importância", refere a vice-presidente do grupo parlamentar do JPP.
A parlamentar afirma que a insatisfação dos médicos já se faz sentir "com a probabilidade de recorrerem à escusa de responsabilidade por não terem acesso ao processo e a outros documentos relevantes para o seu trabalho".
Além disso, Patrícia Spínola relata que "ainda há serviços a apontar em papel o nome dos utentes que chegam para consulta, indo depois ao consultório entregar aos médicos para que estes procedam à chamada, a dado momento".
"Por outro lado, o SESARAM continua sem assinar os contratos de manutenção de equipamentos, preferindo pagar a resolução de avarias avulso, com custos muito mais elevados e colocando em risco, também nesta vertente, o atendimento dos utentes nas mais diversas especialidades e exames de diagnóstico e terapêutica, com particular preocupação no serviço de radiologia, crucial no Serviço de Urgência", termina.