"A voz singular de D. Tolentino deve ser uma luz que nos ilumina no caminho da tolerância"
O Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Juiz Conselheiro Ireneu Cabral Barreto saúda publicamente, "com profunda alegria", a atribuição do Prémio Pessoa ao Cardeal D. Tolentino de Mendonça.
Ireneu Cabral Barreto afirma que "num tempo de guerra e angústia, a voz singular de D. Tolentino deve ser uma luz que nos ilumina a todos no caminho da tolerância do outro e da compreensão entre os homens".
Com esta importante distinção, fica mais uma vez evidenciada a condição de D. Tolentino enquanto figura única da Cultura e da Fé, nas suas múltiplas facetas como Homem de Letras e Príncipe da Igreja. Num tempo de guerra e angústia, a voz singular de D. Tolentino deve ser uma luz que nos ilumina a todos no caminho da tolerância do Outro e da compreensão entre os Homens. Ao Cardeal D. Tolentino Mendonça apresenta o Representante da República as maiores felicitações por mais esta distinção, que volta a encher de orgulho os seus conterrâneos nesta Região Autónoma. Representante da República para a Região Autónoma da Madeira