DNOTICIAS.PT
Turismo Madeira

Crescimento do Turismo "deve deixar todos satisfeitos pela importância que representa"

Foto DR/SRT
Foto DR/SRT

A Região Autónoma da Madeira já superou fortemente o valor recorde do ano anterior completo, nos proveitos totais e de aposento no alojamento turístico, só nos primeiros 10 meses de 2023. Números que satisfazem o secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.

Em reacção aos números divulgados hoje, o governante considera relevante o desempenho do setor turístico na Região Autónoma da Madeira nos primeiros 10 meses de 2023. "Depois de um ano de 2022, onde se atingiram números tão expressivos e com recordes, verificarmos que o destino conseguiu manter o ritmo de crescimento em componentes fundamentais no negócio, como os proveitos totais e de aposento no alojamento turístico, deve deixar todos satisfeitos pela importância que representa para as empresas do setor, para o turismo e para toda a economia regional", complementa Eduardo Jesus.

De acordo com uma nota enviada pela Secretaria Regional, resume-se os números divulgados. "Em concreto, os proveitos totais e de aposento aumentaram 24,8% e 27,9%, respetivamente, rondando os 564,7 e os 400,8 milhões de euros. De Janeiro a Outubro de 2023, as dormidas no total do alojamento turístico na Região registaram um acréscimo de 14,8% face ao período homólogo, ultrapassando os 9,4 milhões, muito próximo das 9,6 milhões dormidas de todo o ano anterior", frisa.

E acrescenta: "O mesmo se passa em relação ao número de hóspedes totais, com os números dos primeiros 10 meses do ano em linha com os 2 milhões do global de 2022. Em termos acumulados (de Janeiro a Outubro de 2023), os quatro principais mercados emissores apresentaram crescimentos homólogos nas dormidas, sendo o mercado alemão aquele que revelou o aumento mais expressivo, de +16,0%, seguido dos mercados da França, Portugal e Reino Unido, com acréscimos homólogos de 15,0%, 6,3% e 3,8%, respetivamente."

Também realça os rendimentos por quarto disponível (RevPAR) e utilizado (ADR). "De Janeiro a Outubro de 2023, verificou-se um RevPAR de 76,19 euros no conjunto do alojamento turístico, a representar +23,6% em relação ao período homólogo e +35% que 2019. Nos primeiros dez meses de 2023, o ADR, cresceu 14,9%, fixando-se nos 98,18 euros", conclui a nota de imprensa enviada esta manhã.