Bombeiros de São Vicente já resgataram turista perdido nas serras do Fanal
Este ano já foi batido o recorde no que toca a resgates feitos nas serras da Madeira. Entre Janeiro e Novembro, somaram-se 165 acidentes nas veredas e levadas da Região que obrigaram à mobilização de meios de socorro. Santana acumula 25% destes acidentes.
O turista que se encontrava perdido nas serras do Fanal, mais precisamente no Cabeço Torto, abaixo da Levada dos Cedros, já se encontra junto da equipa de resgate que foi à sua procura. Neste mesmo lombo, onde existe um percurso não classificado e sem sinalética, no início de Novembro, um turista caiu de uma altura considerável, tendo sofrido vários ferimentos, acabando resgatado pelo helicóptero.
De acordo com a informação avançada ao DIÁRIO pelo comandante dos Bombeiros Voluntátios de São Vicente e Porto Moniz, o cidadão francês, na casa dos 30 anos, que terá iniciado a caminhada num percurso classificado (Levada dos Cedros), estava sozinho e encontra-se bem de saúde e caminha pelos seus próprios pés, seguindo, neste momento, em direcção da zona da Fonte do Bispo.
Turista que caiu no Fanal já foi resgatado pelo helicóptero
O helicóptero multi-mission afecto ao Serviço Regional de Protecção Civil, conjuntamente com a equipa helitransportada na valência de recuperador-salvador, acabou de resgatar o turista que caiu esta tarde no Fanal, na zona do Lombo Torto.
A equipa composta por cinco bombeiros da corporação nortenha e dois elementos do Corpo de Polícia Florestal, apoiados por três veículos, depois de avaliada a situação, achou mais prudente descer até ao nível da Levada da Ribeira da Janela, para, depois, subir até ao Galhano/Fonte do Bispo, cuja estrada permite o acesso a viaturas todo-o-terreno, amenizando, desta forma, a exigência física do trajecto.
Conforme revelou Artur Fernandes, as condições climatéricas no local não são favoráveis, sendo significativa a chuva que cai insistentemente. As baixas temperaturas também não ajudam.
Andreína Ferreira , 13 Dezembro 2023 - 18:18
O comandante dos Bombeiros Voltuntários de São Vicente e Porto Moniz volta a realçar o papel determinante dos bombeiros e da Polícia Florestal em mais um resgate nas serras da Madeira, realizado sob condições adversas. No seu entender, a capacidade técnica e a experiência das equipas envolvidas voltou a ser determinante para localizar e resgatar o cidadão estrangeiro.
Esta missão deverá prolongar-se pelo menos durante mais algumas horas, até que seja alcançada a estrada.
Mais Casos
A carregar...
Não existe mais conteúdo
Carregar mais notícias
Erro ao carregar mais conteúdo