DNOTICIAS.PT
País

Costa alerta que UE tem de ser consequente com expectativas criadas

None

O primeiro-ministro alertou hoje que a União Europeia (UE) tem de ser consequente com as expectativas que criou em relação à adesão da Ucrânia ao bloco comunitário

"A UE criou muitas expectativas junto dos ucranianos, muitos ucranianos encontraram nesta possibilidade de adesão à União Europeia as forças suplementares de que necessitavam, um suplemento de alma de que necessitavam, para se levantarem em armas e resistirem à brutalidade da invasão da Rússia", considerou António Costa aos jornalistas, à entrada para uma cimeira entre a UE e os países dos Balcãs Ocidentais, em Bruxelas.

O primeiro-ministro demissionário assinalou que, desde o primeiro momento, afirma que "era uma enorme responsabilidade moral que a União Europeia estava a assumir": "Agora não podemos frustrar a Ucrânia".

"Obviamente que isto não é uma porta aberta, é preciso que a Ucrânia faça o seu trabalho para que cumprir com os requisitos. A avaliação que a Comissão Europeia fez é a de que já estão cumpridos os requisitos para a atribuição do estatuto de candidato e isso significa, da nossa parte, que temos de fazer o trabalho de casa", disse.

António Costa apelou ao trabalho a 27 com os países candidatos para que haja "uma relação que seja justa" quando estiver concretizado o alargamento.