DNOTICIAS.PT
Madeira

'Gonçalves Zarco' distingue 120 alunos com prémios de mérito

None

A Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (EBSGZarco) distinguiu hoje 120 alunos com o Prémio de Mérito nas categorias de Cooperação, Cidadania, Área (Expressões e Línguas), Académico Global e Superação, referente ao ano letivo 2022/2023.

A cerimónia, que decorreu esta manhã na cantina da escola, contou com presença de pais e encarregados de educação dos alunos premiados. 

Jorge Carvalho, secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia e Marco Gomes, director regional de Educação, marcaram presença nesta 'festa'. 

Francisco Pinto, presidente da Associação de Estudantes da EBSGZarco, e Matilde Leonor apresentaram a cerimónia, que se iniciou com um momento musical, pelos alunos Joaquim Carvalho (9º1), na voz, e Débora Martins (9º3), no piano, e ainda Margarida Fernandes, à guitarra, que interpretaram o Hino da Escola, com letra do professor e escritor António Castro e música da professora Maria João Caires.

Ricardo Barcelos, presidente do Conselho Executivo do estabelecimento de ensino, foi o primeiro a usar da palavra, começando por agradecer a presença de todos e dar conta da satisfação por mais um dia de festa na escola.

“Depois da grande festa que foi a comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em que envolvemos toda a comunidade educativa”, que na escola se celebrou a 4 de Dezembro, “depois da comemoração do 10.º aniversário da Galeria Espaçomar numa cerimónia simples, mas ainda assim de enorme importância e significado para a escola”, hoje é mais um “dia de festa, um dia marcante, nomeadamente para os alunos e respetivos encarregados de educação”, disse em tom emocionado aquele responsável.

“Trata-se de um dia em que vamos distinguir os alunos que mais se destacaram no ano transacto nas mais variadas áreas e não apenas nos resultados académicos”, disse.

“Os nossos alunos mostraram possuir espírito de cooperação de uns para com os outros; desenvolveram acções e iniciativas de reconhecida relevância, em casa, na escola, enfim, na sociedade; produziram trabalhos académicos de excelência; realizaram actividades curriculares ou de enriquecimento curricular de relevância; revelaram atitudes exemplares de superação das suas próprias dificuldades; e sim, alunos que alcançaram excelentes resultados escolares” Ricardo Barcelos

Jorge Carvalho, por sua vez, agradeceu o convite do estabelecimento de ensino para marcar presença em “mais um momento importante na vida da escola, mas principalmente dos seus alunos e respetivos encarregados de educação”, acrescentando ser muito importante o facto de as distinções terem englobado várias categorias, como “cooperação, cidadania, expressões e línguas, académico global e superação”.

O mérito é de cada um destes alunos e cada um tem de ser reconhecido e distinguido pelo mérito que possui, independentemente da área, da categoria Jorge Carvalho