Jogo 'trunfo' apresentado na Escola e Creche Professor Eleutério Aguiar
O presidente do Serviço Regional de Protecção Civil, António Nunes, o director Regional de Educação, Marco Gomes, e o secretário-geral da ACIF-CCIM, Assis Correia, apresentam hoje, às 15h00, o jogo 'trunfo' na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche Professor Eleutério Aguiar.
"Trata-se de um jogo de cartas, inspirado no tradicional 'Uno', que será aplicado a alunos com idade superior a 6 anos, visando transmitir a toda a comunidade escolar um conhecimento básico sobre algumas medidas de protecção civil, ao nível do planeamento, prevenção e socorro, face a um conjunto de diferentes situações de acidente/catástrofe natural", explica a Protecção Civil através de uma nota enviada à imprensa.
O objectivo primordial do jogo incide na facilitação da aprendizagem, não se tratando de um jogo de competição. O baralho de cartas é composto por um total de 155 cartas, sendo que existem 'cartas evento' que indicam a situação de incidente ou emergência, 'cartas acção' onde existe um pequeno texto que descreve cada acção a adoptar perante as diversas situações encontradas nas 'cartas evento' e as 'cartas especiais' que podem ser jogadas a qualquer altura do jogo". Serviço Regional de Protecção Civil
O 'Trunfo' foi totalmente desenvolvido pela Divisão de Formação do Serviço Regional de Protecção Civil e implementado com o apoio da ACIF no âmbito do Projecto PLESCAMAC.