DNOTICIAS.PT
Madeira

Machico justifica encerramento de estradas para "devolver espaço público às pessoas"

Condicionamentos à circulação automóvel no centro de Machico tem causado contestação

None
Foto ASPRESS

A Câmara Municipal de Machico decretou o encerramento e o condicionamento ao trânsito automóvel em "várias vias no centro" da cidade. A medida, que envolve oito ligações, tem causado contestação no concelho. Os munícipes alegam que a autarquia está a perturbar a mobilidade,  o executivo municipal nega.

Ao DIÁRIO, o vereador com os pelouros do Trânsito, Planeamento, Ordenamento do Território e Urbanismo justifica encerramento de estradas com "estratégia de mobilidade do município", que visam "devolver espaço público às pessoas, incentivando a deslocação no centro da cidade sem o uso do automóvel, dando assim um contributo para a redução das emissões de CO2 nos locais centrais da cidade, alertando para a necessidade de haver uma maior preocupação com as questões ambientais e redução dos efeitos potenciadores das alterações climáticas e das suas consequências (negativas) cada vez mais frequentes".

IL critica encerramento de ruas em Machico

“O mais fácil é fechar ruas, não criar alternativas, deixar o comércio definhar”. É desta forma e através de um comunicado enviado à redacção do DIÁRIO que António Nóbrega, rosto da Iniciativa Liberal no concelho de Machico, critica os diferentes procedimentos no trânsito que a edilidade está a tomar "sem a devida auscultação popular”.

O executivo municipal de Machico defende que está a fomentar a diminuição da "dependência do uso individual do automóvel e promovendo a utilização de transporte públicos ou até idealmente a deslocação a pé (ou através de meios ligeiros não poluentes) dentro dos núcleos centrais da cidade". 

Hugo Alexandre Marques assegura que "não tem sido notado nenhum congestionamento" no centro de Machico após o encerramento das estradas aos automóveis, justificando que "existem várias alternativas para a circulação automóvel, em particular através da ligação da rua da Estacada à Rua do Ribeiro pela Travessa do Ribeirinho, e a continuidade da rua da Árvore pela Rua Conselheiro José Ribeiro da Cunha". 

Todas estas medidas acreditamos serem potenciadoras do comercio local tornando o espaço público mais agradável para quem por ele circula. A Câmara pretende tornar cada vez mais o centro de Machico como uma referencia positiva em termos de mobilidade urbana servindo de exemplo para aquilo que deverá ser uma tendência futura de diminuição da dependência do uso do automóvel para deslocações curtas maioritariamente individuais. Vereador da CMM, Hugo Alexandre Marques

Existem "várias vias encerradas/condicionadas ao trânsito automóvel no centro de Machico", nomeadamente: Rua da Amargura; Rua do Mercado; Travessa do Mercado; Caminho de São Roque; Rua do Ribeiro da Misericórdia; Rua da Árvore; Rua General António Teixeira de Aguiar; Rua da Banda d´Além/Largo da Banda d´Além.