Nuno Maciel destaca os bons resultados dos alunos madeirenses e o "caos" ao nível nacional
"É tempo de afastar os socialistas do quadro da governação", concluiu Nuno Maciel, numa intervenção em que comparou os resultados dos alunos madeirenses nos dados dos testes PISA 2022 e os nacionais, responsabilizando os 8 anos de governo do PS pelo "caos" na educação em Portugal continental.
O deputado do PSD recordou os dados do estudo PISA 2022 que mostram que os estudantes madeirenses estão à frente de todas as médias nacionais, a Matemáticas, Ciências e Leitura - as três áreas em análises - e até ultrapassam a média da OCDE.
"As opções educativas são acertadas", sublinha o deputado social-democrata que também recorda a redução, desde 2015, do abandono precoce e o aumento da frequência de creches, pré-escolar e dos resultados dos alunos.
Nuno Maciel sublinha o facto de 90% dos alunos que terminam o 12º ano terem entrada "à primeira" no ensino superior, com médias acima das nacionais. "Mas não esquecemos os que queriam cortar o contingente regional de acesso".
Estes resultados, diz, são consequência de não haver greves de professores e outros profissionais da educação e ser garantida a "estabilidade" nas escolas que "contrasta com o caos instalado nas escolas nacionais há dois anos consecutivos".
Um caos que, diz, só pode ser travado afastando "o socialismo e a extrema-esquerda" da governação para parar o "trambolhão educativo" que se verifica ao nível nacional com os dados PISA 2022 a mostrarem que Portugal teve um retrocesso muito grande.