José Bacelar, jovem criado e formado na Madeira, é estrela no The Voice Portugal
"José Bacelar tem 18 anos e é estudante! Nasceu em Penafiel, mas foi viver para a Madeira quando tinha uns 3/4 anos, porque a mãe é professora e foi colocada na ilha", começa por apresentar o programa de vozes com talento da RTP, The Voice Portugal.
Conta a história que "viveram na Madeira durante 10 anos. Atualmente vive em Marco de Canaveses com a mãe, a avó materna, o tio e a namorada, o padrasto e um primo de 1 ano e meio. Tem uma relação distante com o pai e a família paterna". Aliás, como referem, "toca guitarra e piano e tem formação no Conservatório da Madeira e no de Paredes e conta com o 5º grau".
Nesta história de uma jovem vida, há espaço para momentos tristes. "A mãe sempre o incentivou a aprender música e ganhou mais tarde gosto pela música country, uma vez que o avô viveu na América e era fã desse estilo musical. Foi aí que começou a cantar e a descobrir novos géneros de música. O avô morreu há 2 anos e gostava de homenagear o avô Nicolau, porque tinham uma relação muito próxima. Tem material composto há 2 anos", conta a RTP.
Pior mesmo é o que viveu na Madeira, entre, provavelmente, momentos felizes. "Gosta de andar de bicicleta, nadar, ler e ouvir música. A melhor memória que tem foi quando veio para o continente estudar, porque conseguiu fazer amigos, sendo que na Madeira sofria de bullying por ter um problema de visão congénito. Recorda todo o investimento nos estudos musicais e na educação que a mãe lhe proporciona como o melhor, sendo a sua maior fã".
Para o futuro, "sonha em ser cantor profissional e por isso veio concorrer ao The Voice, além da boa experiência e aprendizagens que pode ter. O programa pode ajudar a divulgar o seu trabalho", conclui o texto. Veja uma das últimas actuações de José Bacelar.
E aqui a actuação com a qual impressionou os jurados na apresentação das 'provas cegas'.
Quiçá o jovem possa merecer o voto dos madeirenses, telespectadores do programa, dando o apoio que, tal como refere, não teve aquando da sua passagem pela Madeira.