DNOTICIAS.PT
Madeira

Rita Andrade na Representação em Bruxelas, 'confirma' Rui Gonçalves na Mobilidade

Miguel Albuquerque e Pedro Calado na pose para a fotografia com Rita Andrade no Jantar de Natal do PSD no sábado passado.   Foto Miguel Espada/Aspress
Miguel Albuquerque e Pedro Calado na pose para a fotografia com Rita Andrade no Jantar de Natal do PSD no sábado passado.   Foto Miguel Espada/Aspress

Rita Andrade, ex-secretária regional da Inclusão Social e Cidadania, na segunda passagem pelo Governo Regional, foi oficializada como nova Representante da Região na Comissão Europeia, em Bruxelas.

A Resolução do Conselho do Governo Regional n.º 1306/2023 oficializa Maria Rita Sabino Martins Gomes de Andrade, para o cargo de Conselheiro Técnico da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER).

No documento publicado no Jornal Oficial da Região no dia 11 (segunda-feira), corrigido no dia seguinte, escreve-se que "considerando que, na sequência da proposta do Governo Regional, através de Despacho n.º 687/2018, de 10 de janeiro de 2018, publicado no Diário da República 2ª série de 16 de janeiro de 2018, o licenciado Rui Manuel Teixeira Gonçalves foi nomeado, em comissão de serviço, no cargo de Conselheiro Técnico, da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), para área dos assuntos regionais, com efeitos a 9 de fevereiro; considerando que a comissão de serviço do Dr. Rui Manuel Teixeira Gonçalves no referido cargo de conselheiro técnico, nos termos do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 127/2010 de 30 de novembro, na sua redação atual, atinge o seu prazo máximo de duração no próximo mês de fevereiro; Considerando que, nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 6.º do citado do Decreto-Lei n.º 127/2010 de 30 de novembro, compete ao Governo Regional apresentar uma proposta com vista à substituição do referido Conselheiro Técnico".

O Conselho do Governo reunido em plenário em 7 de Dezembro de 2023 escolheu assim a também ex-governante (Rui Gonçalves tinha sido secretário regional das Finanças no primeiro governo de Miguel Albuquerque durante os dois primeiros anos e estava em Bruxelas desde 2018) para o REPER, ficando assim caminho aberto para que este integre o novo Instituto da Mobilidade.

Tal como havíamos noticiado em 7 de Novembro, "Rui Gonçalves, ex-secretário regional das Finanças e da Administração Pública, vai presidir ao futuro Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres da Madeira (IMTT-RAM). O convite foi endereçado pelo secretário regional dos Equipamentos e Infra-estruturas e aceite pelo actual conselheiro da Representação Permanente de Portugal em Bruxelas", escrevemos na altura, notícia que foi manchete nessa edição.

Rui Gonçalves vai presidir o Instituto de Mobilidade

Ex-secretário regional das Finanças e da Administração Pública e actual conselheiro de Portugal em Bruxelas assume funções no início do próximo ano. É esta a notícia que faz manchete na edição impressa do DIÁRIO de Notícias da Madeira desta terça-feira, 7 de Novembro.

E acrescentamos na abertura da peça: "As novas funções serão assumidas em finais de Fevereiro, após a criação orgânica do Instituto". Já a A ida de Rita para Bruxelas era dado adquirido mas surge agora oficializado.