Frederico Varandas promete recepção exemplar ao FC Porto no clássico
O presidente do Sporting, Frederico Varandas, apontou na terça-feira esta temporada como o início de uma nova era no clube, prometendo receber exemplarmente o rival FC Porto no clássico da próxima segunda-feira em Alvalade.
Durante a cerimónia de entrega dos prémios Stromp, realizada na noite desta terça-feira, numa unidade hoteleira de Lisboa, o presidente do Sporting, Frederico Varandas, considerou que a equipa de futebol dos 'leões' tem sido a melhor do campeonato até ao momento.
"No futebol continuamos no topo da classificação. Por vezes sozinhos, por vezes acompanhados, mas ali continuamos. Na frente. Acreditamos que temos sido a melhor equipa até ao momento e tudo faremos para o continuar a demonstrar", adiantou.
O líder 'leonino' deixou depois elogios à equipa e ao treinador Rúben Amorim, considerando que tem "um grupo muito forte e fantástico de jogadores e um grande treinador".
"Grande treinador hoje, grande treinador quando fomos campeões, grande treinador quando ficámos em quarto lugar", frisou.
Apontando 'agulhas' ao clássico da próxima segunda-feira com o FC Porto, o presidente dos 'leões' promete receção exemplar ao adversário, pedindo aos adeptos um apoio fervoroso no Estádio José Alvalade.
"Iremos receber não apenas um rival, mas uma das grandes instituições nacionais que merece todo o nosso respeito e que jamais deverá ser confundida com as pessoas que a dirigem. Serão exemplarmente recebidos, pois os nossos valores e a nossa forma de estar assim o exigem. Peço aos sócios e adeptos que transformem o sentimento de revolta e injustiça, com os azares que nos têm acontecido, num apoio positivo, enchendo o nosso estádio e agarrando na equipa sempre que ela precisar, empurrando-a para a vitória", exprimiu.
O líder do emblema verde e branco espera ainda que esta temporada seja "o início de uma nova era" no clube.
"Uma 'nova era' para além do 'Alvalade 2.0' e da recuperação financeira. Trata-se de uma nova era em que iremos reposicionar o Sporting de forma permanente e consolidada como um clube grande com condições objetivas para lutar naturalmente por todos títulos nacionais", exprimiu.
A 61.ª edição dos prémios Stromp decorreu em ambiente de grande fervor verde e branco, sendo também noite de passagem de testemunho do atual presidente, Tito Arantes Fontes, ao sucessor Carlos Barbosa da Cruz.
Entre os premiados destaque para o jogador de futsal Zicky Té e a voleibolista Daniela Loureiro, vencedores dos troféus de atletas do ano.
Ainda em termos individuais, Gonçalo Inácio foi distinguido como futebolista do ano, Ousmane Diomande (futebol) e Tiago Abiodun (ténis de mesa) foram as revelações, e o treinador do ano foi Nuno Dias, do futsal. O prémio Academia foi para Geovany Quenda, enquanto a equipa masculina de judo recebeu o prémio para equipa do ano.
Os galardões, atribuídos pelo Grupo Stromp desde 1963, distinguem as figuras dos 'leões' que se tenham destacado ao serviço do clube e do desporto nacional, entre prémios atribuídos por escolha (17) e por inerência (23), isto é, por conquistas internacionais.
Lista dos 41 premiados:
- Prémios por escolha:
Atleta do ano: Zicky Té (futsal)
Atleta do ano: Daniela Loureiro (voleibol)
Equipa do ano: Equipa masculina de judo
Revelação do ano: Ousmane Diomande (futebol) e Tiago Abiodun (ténis de mesa)
Futebolista do ano: Gonçalo Inácio
Técnico do ano: Nuno Dias (futsal)
Coordenador: José Carlos Reis (director-técnico e operacional das modalidades)
Dirigente: André Bernardo (vice-presidente do Clube e administrador da Sporting SAD)
Academia: Geovany Quenda
Sócio: Ximenes Abreu (patrocinador do Clube)
Dedicação: Supporting (grupo musical Leonino)
Saudade: Adérito Ribeiro
Especial Funcionário: Ilídia Mateus (Departamento Recursos Humanos)
Especial Preparador Físico: Gonçalo Álvaro (futebol)
Especial Núcleos: Núcleo do Sporting Clube de Portugal 'Os Leões de Olhão'
Especial Gratidão: António Dias Cunha
- Prémios por inerência:
Europeu:
Auriol Dongmo (atletismo)
Tiago Santos (kickboxing)
Hugo Figueiredo (duatlo)
Bárbara Silva (kempo)
Equipa masculina de corta-mato
Gonçalo Sampaio, João Teles, Nuno Santos, Vicente Colaço, Maria Marvão, Mónica Lima, Íris Fernandes, Leonor Malho e Sofia Lopes (ginástica acrobática)
João Soldado (ténis de mesa adaptado)
Mundial:
André Almeida, Diogo Matos, Vicente Pereira (natação adaptada)
Carina Paim (atletismo paralímpico)
André Santos (kickboxing)
Diogo Abreu, Pedro Ferreira e Sofia Correia (ginástica trampolim)