‘Natal de Todos, para Todos’ no Centro de Inclusão Social da Madeira
Veja o vídeo de uma actuação na abertura, ontem, da iniciativa
Entre oficinas de culinária, espectáculos musicais, cinema e actividades ao ar livre, a ‘Aldeia de Natal Inclusiva’ do Centro de Inclusão Social da Madeira (CISM) reveste-se de trabalhos desenvolvidos pelos utentes, com a colaboração dos técnicos do CISM, são várias as peças que se encontram em exposição e à venda.
Neste âmbito, sob o primado da qualidade de resposta e salvaguarda do bem-estar das pessoas com deficiência, o CISM, sob a tutela do Instituto de Segurança Social da Madeira, conta com a participação de todos os Centros de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), com o objectivo de promover, capacitar e potencializar as competências da pessoa com deficiência, bem como, consciencializar a sociedade para a igualdade de oportunidades.
Desde artesanato, doçarias e peças de Natal, o evento promete muita animação e actividades, entre as quais, se destacam a actuação dos ‘CACInados’ de Câmara de Lobos, bem como o espectáculo musical ‘Natal de Todos para Todos’ que dá o mote para a edição deste ano.
Nota ainda para as preocupações ambientais que pautam os trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Inclusão Social da Madeira, já que a maioria deles são feitos através de materiais recicláveis. Nuno Alves, director do Departamento da Pessoa com Deficiência do Instituto de Segurança Social da Madeira, destaca o cariz solidário e inclusivo de iniciativas como esta.
“Este evento é mais um exemplo de que é possível capacitar e autonomizar as pessoas com deficiência, num ambiente seguro, digno e que lhes proporcione o bem-estar e realização pessoal. Tal como o nome de um dos nossos espectáculos musicais indica, o Natal é de todos e para todos”, destaca o responsável, aproveitando a ocasião para convidar o público em geral, a visitar a aldeia de Natal Inclusiva que decorre no piso 1 do CISM, até 15 de Dezembro, sexta-feira, num ambiente natalício e com um programa de animação diurno, entre as 10 horas e as 16h30.