Há 28 anos os picos da Madeira estavam cobertos de neve
Recorde connosco a edição de 11 de Dezembro de 1995, na rubrica ‘Canal Memória’
Uma das músicas mais conhecidas do Natal, ‘White Christimas’ (Natal Branco), poderia ser a banda sonora do dia 10 de Dezembro de 1995. Os picos da Madeira estavam cobertos de neve, tal como mostrava a reportagem publicada no DIÁRIO do dia seguinte.
Seis graus negativos. Essa foi a temperatura mínima que o Pico do Areeiro assinalou nessa data. A reportagem do DIÁRIO mostrava a paisagem atípica para a Madeira, onde a queda de neve é pouco habitual.
Várias crianças divertiram-se a brincar com a neve, apesar de grande parte das estradas de acesso se encontrar intransitável devido ao gelo. Oito turistas tiveram mesmo de ser ajudados pela Polícia Florestal dado o estado das estradas, que não permitia que saíssem em segurança do Pico do Areeiro.
Esta notícia com 28 anos contrasta com a temperatura que actualmente se regista na Madeira. A mínima para hoje, no Pico do Areeiro, não deverá descer abaixo dos 5.ºC.
Duas meninas abandonadas no centro do Funchal
Já na edição de 11 de Dezembro de 1997, o DIÁRIO dava conta de um caso de abandono no centro do Funchal. Carla e Paula, de 6 anos e de 1 ano, foram abandonadas no Funchal junto ao café Apolo. A PSP foi ao local 'resgatar' as meninas, que acabaram por ser encaminhadas para o Serviço de Urgência do Hospital da Cruz de Carvalho, actual Hospital Dr. Nélio Mendonça.
As irmãs haviam sido deixadas naquele local pela mãe, uma senhora já identificada pelas autoridades pelo facto de, alegadamente, dar indicações à filha mais velha para furtar carteiras de turistas desprevenidos, no Mercado dos Lavradores.
As crianças acabariam por ser encaminhadas para uma instituição.