Luzes e Mercadinho de Natal voltam hoje a brilhar no Funchal
Não há Natal sem as famosas “luzinhas” e como manda a tradição acendem-se hoje as iluminações de Natal e Fim-de-Ano na cidade do Funchal, marcando assim o início da época natalícia na capital madeirense.
Às 18 horas em ponto, as cerca de 1,6 milhões de lâmpadas, de várias cores e desenhos, vão iluminar pela primeira vez, este ano, as ruas, ribeiras, jardins, edifícios e diferentes lugares da cidade, fazendo as delícias de todos os residentes e visitantes.
Tal como aconteceu no Natal de 2022, será possível interagir com as luzes de Natal, através de um QR Code, que permitirá alterar as cores das mesmas.
Mas também como já é hábito nestr primeiro feriado de Dezembro tem início outra das grandes atracções, o Mercadinho de Natal, que volta a estar instalado na Placa Central da Avenida Arriaga.
Fique a par do horário de funcionamento do Mercadinho de Natal:
- Domingo a quinta-feira: 10h00/00h00
- Sexta e sábado - 10h00/01h00
- 24 de Dezembro - 10h00/18h00
- 23, 30 e 31 de Dezembro - 10h00/04h00
OUTROS EVENTOS REGIONAIS:
- 9h00 - Reunião Anual do Comité Permanente e cerimónia dos Prémios CALRE, onde José Manuel Rodrigues apresenta, em Bruxelas, relatório que pede a criação de uma verdadeira política comum Europeia para as migrações;
José Manuel Rodrigues vai a Bruxelas pedir criação de verdadeira política comum para as migrações
O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, na qualidade de coordenador Grupo de Trabalho para as Migrações e Menores Acompanhados, vai apresentar um relatório que exige uma política comum, de todos os países da Europa, para responder à problemática das migrações. A sessão na Reunião Plenária da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (CALRE), em Bruxelas, acontece na próxima sexta-feira, juntando 72 presidentes dos parlamentos regionais.
- 9h00 - Abertura do do Congresso 'A Sociedade Portuguesa do Pé e Tornozelo - Congresso Nacional', no Hotel Porto Mare;
Funchal recebe Congresso da Sociedade Portuguesa do Pé e Tornozelo
A Sociedade Portuguesa do Pé e Tornozelo irá organizar nos próximos dias 1 e 2 de Dezembro, no Hotel Porto Mare, o seu Congresso Nacional que "contará com a presença dos mais prestigiados Ortopedistas especialistas desta área, em termos nacionais e regionais", informa uma nota pelo Hospital Particular da Madeira.
- 9h00 - Inicio da 4.ª edição do Advento Musical, nas Redes Facebook e YouTube da DRE e da DSEA;
4.ª edição do Advento Musical chega às redes sociais esta sexta-feira
São 17 escolas do ensino básico e 7 escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico que participam nesta que será a 4.ª edição do Advento Musical, uma iniciativa da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA) da Direção Regional de Educação. Os vídeos serão publicados diariamente, entre os dias 1 e 24 de Dezembro, às 9 horas, nas redes Facebook e YouTube da DRE e da DSEA.
- 10h00 às 22h00 - Associação Machico XXI - Mercadinho de Natal, no Largo da Praça em Machico
- 11h00 - Concentração para contestar teleféricos "Ainda é Possível Salvar o Paredão", no Miradouro da Eira do Serrado;
Movimento "é possível Impedir a Destruição" realiza concentração para contestar teleféricos
Protesto está agendado para a manhã do dia 1 de Dezembro, no Miradouro da Eira do Serrado
- 11h00 - Concerto 113⁰ Aniversário Banda Recreio Camponês, no auditório Maestro João Victor Costa no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos;
- 15h00 - Taça de Portugal de Sprint, na Freguesia da Boa Ventura;
- 17h00/19h00/21h00 - Exibição da primeira longa-metragem “MÉRE” do realizador madeirense João Brás, na Sala de Cinema do Fórum Machico;
- 17h30 - Abertura Oficial das Iluminações de Natal - Funchal;
- 18h00 - Apresentação da 'Laudete Deum' do Papa Francisco, com os intervenientes: Frei Hermínio Araújo (franciscano) e Eng. Rocha da Silva, com moderação da Dra. Graça Alves, na Igreja do Colégio;
Crise climática em debate esta quinta-feira na Igreja do Colégio
A crise climática estará em debate, esta quinta-feira, na Igreja do Colégio, dia em que tem início a Cimeira das Nações Unidas sobre o clima (COP28), no Dubai, onde o Papa deveria estar presente, mas devido a problemas de saúde, tal não vai ser possível.
- 20h00 - Jantar-convívio dos profissionais da Comunicação Social da Madeira, no Restaurante il Vivaldi;
- 20h00 - CDS-PP Madeira realiza Jantar de Natal entre os seus militantes, autarcas e dirigentes, com Rui Barreto, na Sala Oceano do Hotel Vidamar;
CDS junta família em jantar de Natal
O CDS-PP Madeira "volta a cumprir uma das suas tradições e fará o seu Jantar de Natal entre os seus militantes, autarcas e dirigentes, no dia 1 de Dezembro, na Sala Oceano do Hotel Vidamar", anuncia numa nota de imprensa.
CURIOSIDADES:
- Dia da Restauração da Independência de Portugal, Dia Mundial de Luta Contra a Sida e Dia do Selo (Filatelia);
- Este é o tricentésimo trigésimo quinto dia do ano. Faltam 30 dias para o termo de 2023;
EFEMÉRIDES:
1640 - Proclamação da Restauração da Independência de Portugal. Começa a Dinastia de Bragança, a quarta, com D. João IV.
1880 - É fundada a Sociedade Filarmónica União 1º Dezembro, sob foral de D. Carlos, o histórico clube de futebol de Sinta, o mais antigo entre os clubes que competem no futebol federado.
1911 - Censo da População de Portugal, que apura uma população de quase 6 milhões de habitantes (5.960.056) no território continental e insular, o que representa um aumento de 9,9% em relação ao censo de 1900. Lisboa concentra mais de 435.000 habitantes, o que representa um crescimento de 22% em relação ao início do século.
1934 - Começam as purgas estalinistas. O homicídio de Sergei M.Kirov, colaborador de Estaline, leva à morte de milhões de pessoas.
1943 - Representantes militares britânicos e norte-americanos assinam um acordo sobre as funções e responsabilidades das United States Army Air Forces e das United States Navy nas Lajes.
1954 - Inauguração do Estádio da Luz, do Sport Lisboa e Benfica.
1955 - Rosa Parks recusa-se a ceder o seu lugar a um branco no autocarro, dando início ao movimento de boicote aos Autocarros de Montgomery (Alabama) e marcando o começo da luta contra a política de segregação racial no sul dos EUA.
1959 - A Antártica é proclamada em Washington área dedicada à investigação científica, ficando livre de ensaios militares.
1962 - I Congresso do MPLA, em Leopoldeville. Agostinho Neto é eleito presidente do movimento e Mário Andrade, vice-presidente.
1969 - Constituída a Companhia Portuguesa de Electricidade (CPE) através da fusão das concessionárias da produção e transporte da rede eléctrica primária.
1973 - Reunião histórica de Óbidos do Movimento dos Capitães, que levará à Revolução de 25 de Abril.
1976 - A Assembleia-geral da ONU reconhece o direito inalienável do povo de Timor-Leste à independência e a legitimidade da luta para alcançar esse direito.
1977 - A Assembleia-geral das Nações Unidas aprova a adesão da República Popular de Angola.
1997 - Começa, em Quioto, no Japão, a III Conferência da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
1998 - A Exxon e a Mobil juntam-se, criando a maior companhia petrolífera da América.
1999 - Uma equipa internacional de cientistas anuncia o mapeamento do cromossoma humano.
2000 - O general Augusto Pinochet é colocado sob prisão domiciliária, em Londres, acusado de coautoria de 55 homicídios e 19 raptos de cidadãos espanhóis, durante a Ditadura Militar chilena.
2005 - Comissão Europeia divulga relatório sobre as emissões de gases com efeitos de estufa no período 2008-2012. Portugal figura como o país mais poluente da União Europeia.
2008 - O novo regime do divórcio entra em vigor com seis alterações fundamentais à anterior lei, acabando nomeadamente com o divórcio litigioso, o "divórcio sanção assente na culpa".
2009 - Entra em vigor o Tratado de Lisboa. A entrada é assinalada numa cerimónia comemorativa em Lisboa, junto à Torre de Belém. O tratado cria, entre outras, a figura de presidente do Conselho Europeu. O escolhido, o belga Herman Van Rompuy, inicia funções.
2013 - Após uma semana de manifestações, cerca de 500 mil pessoas concentram-se na praça Maidan (Praça da Independência), em Kiev, e constroem barricadas em protesto contra a suspensão das conversações sobre um acordo de associação com a União Europeia. O acordo foi suspenso em favor de relações económicas mais próximas com a Rússia.
2015 - O fabrico de chocalhos em Portugal, ofício e manifestação cultural que tem no Alentejo a sua maior expressão a nível nacional, é classificado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente.
2016 - A falcoaria portuguesa passa a integrar a Lista representativa do Património Cultural Imaterial da UNESCO, juntando-se aos 13 países onde a prática já é reconhecida como Património da Humanidade.
2019 - Portugal sagra-se campeão do mundo de futebol de praia, ao vencer a Itália, por 6-4, repete os êxitos de 2001 e 2015.
2020 - O gestor português do setor da banca António Horta Osório é nomeado para presidente do conselho de administração do Credit Suisse, cargo que vai assumir a partir de maio de 2021.
- A primeira longa-metragem de Catarina Vasconcelos, "A Metamorfose dos Pássaros", recebe o prémio de melhor filme, no Festival do Internacional de Documentário do Chile (FIDOCS), e o Prémio do Júri Jovem.
- O português Cristiano Ronaldo conquista o 'Golden Foot' 2020, um prémio que vai na 18.ª edição e é destinado a futebolistas com mais de 28 anos, que o podem vencer por uma só vez.
- Morre, aos 97 anos, Eduardo Lourenço, professor, filósofo, escritor, crítico literário, ensaísta, interventor cívico. Entre condecorações e distinções, recebeu as ordens de Grande Oficial de Santiago e Espada (1981), a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (1992), a Grã-Cruz da Ordem de Santiago e Espada (2003) e a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade (2014). França distinguiu-o com a Ordem Nacional de Mérito (1996), a Ordem das Artes e das Letras (2000) e a Legião de Honra (2002). Conselheiro de Estado.
2022 - O Supremo Tribunal de Justiça aceita o recurso de revista excecional da defesa das famílias das vítimas que morreram na praia do Meco, em 2013, após a Relação de Évora ter considerado em julho o recurso improcedente.
PENSAMENTO DO DIA:
Na maioria das sociedades actuais falta aos homens públicos o valor não só para ousar o bem mas, até, para praticar francamente o mal. Deste facto psicológico, que assinala as épocas de profunda decadência moral, deriva a hipocrisia Alexandre Herculano (1810-67), escritor, historiador, investigador e político português.