DNOTICIAS.PT
Desporto

Portugal conheceu adversários na SSL Gold Cup

Madeirense João Rodrigues veste a camisola 10 de Portugal.
Madeirense João Rodrigues veste a camisola 10 de Portugal.

'Mundial de futebol' de Vela arranca hoje em Gran Canaria e conta com João Rodrigues como capitão de equipa, para além dos velejadores madeirenses Paulo Manso, John Tavares e Rúbrio Basílio.

A Fase Final do primeiro '’Mundial de Futebol'’ de Vela, será disputada em Las Palmas, Gran Canaria, com a competição a iniciar-se amanhã e a prolongar-se até ao dia 3 de Dezembro.

Na tarde de hoje houve lugar à cerimónia de abertura do evento, no Real Club Nautico de Gran Canaria, assim como realizou o sorteio para a ronda dos 32 avos de final da competição, onde Portugal estava incluído.

Integrado no pote 1, do sorteio a equipa portuguesa que, como na fase qualificação, em Julho de 2022, será capitaneada pelo português mais olímpico de sempre, o madeirense João Rodrigues, ficou integrada na frota 2, juntamente com as embarcações do Chile, Cuba e Estónia.  

Esta eliminatória será disputada entre hoje e terça-feira e onde os dois primeiros classificados de cada frota (Grupo) segue para os 16 avos de final da competição.

Para além de João Rodrigues a equipa portuguesa conta ainda com mais três velejadores, nomeadamente Paulo Manso, que recentemente sagrou-se campeão da Europa na classe J70 na embarcação lusa Solyd Sailing Team Cascais, e ainda John Tavares e Rúbrio Basílio. O trio madeirense apenas se irá juntar à equipa posteriormente, falhando para já esta ronda dos 32 avos.

Assim sendo, na estreia desta fase final mundial, a equipa portuguesa será composta por  

Manuel Dantas (Proa), Tomás Barreto (Floater), Bernardo Plantier (Piano), Filipe Silva (Grinder), Nuno Barreto (Trimmer), Renato Conde (Trimmer Vela Grande), Hugo Rocha (Táctico) e Afonso Domingos (Leme e Skipper).

É a primeira vez na história da vela que um evento destes tem lugar, envolvendo todos os países com vela de competição regular, competindo em barcos iguais, fornecidos pela organização, que tem como objetivo aplicar este modelo nos Jogos Olímpicos de Brisbane 2032.