Ponta do Sol recupera 44% da dívida de água
O Município dá como incobrável cerca de 135 mil euros de dívidas que ficaram 'no prego'
O Município da Ponta do Sol (CMPS) está a levar a cabo uma reestruturação do serviço de água, que engloba a redução das perdas de água, a renovação da rede e uma facturação mais eficiente. Entre os problemas a resolver existia uma dívida de clientes que não pagavam a sua água, com facturas em atraso desde 2005. A Autarquia nos últimos seis meses recuperou 44% do valor dessa dívida.
Em Abril deste ano a Autarquia fez um levantamento da dívida relativa aos serviços prestados de fornecimento de água, de recolha e tratamento de águas residuais e de serviço de gestão de resíduos sólidos urbanos. Apurando-se uma dívida potencialmente incobrável superior a 250 mil euros.
Apesar do Município ter conseguido recuperar uma grande parte da dívida, prevalece um valor incobrável de cerca de 135 mil euros. Neste montante inclui-se contratos já cancelados, dívidas de empresas falidas ou já encerradas, contratos de casas devolutas e há muito desabitadas, entre outras situações. Valor que é impossível a Autarquia reaver, sendo que a maior parte desta dívida é anterior a 2017.
De forma a encerrar esta acção, uma vez que este valor não tem como ser cobrado, e dar início a um sistema de cobrança mais eficiente, o executivo camarário levou à reunião de câmara desta quinta-feira uma proposta de deliberação para prescrição oficiosa do direito de recebimentos dos valores ainda em dívida e que não conseguirá cobrar. O objectivo desta acção é deixar a ‘folha limpa’ e começar um novo modelo de facturação, que permita ao Município ser mais eficiente e eficaz na cobrança da água.
Fechado este ciclo, a CMPS leva avante um novo modelo de gestão da dívida, um serviço de cobrança reestruturado que se traduz num sistema de cobrança mais eficaz.
A aquisição de um novo sistema de facturação, a introdução de mais meios de pagamento e o reforço em recursos humanos para os Serviços das Águas vem garantir um sistema mais célere e eficiente.
Leia mais sobre este assunto na edição impressa desta sexta-feira, dia 10, do seu DIÁRIO!