DNOTICIAS.PT
Madeira

‘Confiança’ aponta ausência de soluções para o trânsito e a mobilidade

None

A Coligação Confiança deixou hoje, depois da reunião de câmara, alertas sobre o trânsito e a mobilidade no Funchal. “Importa procurar fiscalizar um conjunto de actividades aliadas ao sector do turismo que tem vindo a provocar um stress e uma pressão sobre o trânsito da cidade do Funchal”, disse Miguel Silva Gouveia, apontando, por exemplo, o “crescimento incomensurável” das rent-a-cars que não têm condições para manter as viaturas em espaço próprio.

Para a Oposição na CMF, o actual executivo municipal não tem feito o seu papel na fiscalização destas entidades que, na ausência de controlo, “usam o espaço público para fins privados”.

No que ao Relatório do Ordenamento do Território diz respeito, hoje apresentado e que entra em consulta pública na próxima semana, não se vê soluções para estas temáticas, referiu ainda. Em 2018 o Funchal recebeu o galardão de Mobilidade Urbana Sustentável “e, infelizmente, quatro anos depois estamos a ver o trânsito sem paralelo, com problemas a se adensarem, e sem soluções visíveis.

Miguel Silva Gouveia explicou que este relatório não passa de “uma colecção” de várias outras informações que estão dispersas em outros organismos, lamentando que “o relatório seja omisso em soluções para a cidade do Funchal”. No que concerne aos 5 dias prometidos para aprovar projectos, o vereador disse que “todas as semanas temos proprietários e promotores que nos abordam sobre a morosidade dos processos”.