Comércio da Madeira com o estrangeiro com superavit de 40,5 milhões de euros
Saldo da Balança Comercial da Região de Janeiro a Setembro de 2023 é positivo, mas tanto exportação como a importação baixaram
As trocas comercias da Madeira com o Mundo (exclui o país) continuam bastante positivas, apesar de tanto a exportação como a importação terem diminuído nos primeiros nove meses do ano face ao período homólogo. Ainda assim, o superavit da RAM com o exterior ascende a 40,5 milhões de euros.
"De acordo com os dados preliminares referentes aos primeiros nove meses de 2023, o saldo da balança comercial da RAM com o estrangeiro registou um superavit de 40,5 milhões de euros, superior ao do período homólogo (6,4 milhões de euros)", informa esta manhã a Direção Regional de Estatística da Madeira. "Isto traduz uma taxa de cobertura das importações pelas exportações de 119,3%, mais alta que a registada nos primeiros nove meses de 2022, que se fixou em 102,4%", acrescenta.
Salienta a DREM que "no período em referência, o total de exportações de empresas com sede na RAM atingiram os 250,6 milhões de euros, tendo diminuído 6,5% face aos primeiros nove meses de 2022, enquanto as importações rondaram os 210,1 milhões de euros, valor inferior em 19,7% comparativamente ao mesmo período do ano precedente".
Ou seja, tal balança comercial não se deveu ao aumento das exportações face às importações, mas sim a uma quebra menos significativa. "De Janeiro a Setembro de 2023, a maioria da saída de bens destinou-se a países terceiros (66,4% do total), enquanto do lado das importações manteve-se a preponderância dos países da União Europeia (75,4%)", refere na curta análise.