A vacinação

A vacinação é um tema que, por vezes, gera controvérsia por parte de alguns. Na minha opinião, isso acontece porque quanto mais as pessoas têm acesso aos cuidados de saúde, tendem a desvalorizá-los. Quando se tem tudo por garantido, questionamos, optando por correntes, muitas vezes, desprovidas de uma verdadeira base científica, em detrimento de factos devidamente estudados e comprovados no terreno.

A importância da vacinação não reside apenas numa opção individual, porque a minha escolha, em muitas situações, não me compromete só a mim, mas o bem-estar de todos, no geral.

A vacinação continua a ser a melhor forma de prevenir e proteger contra doenças e de atenuar possíveis complicações. E a sua eficácia está devidamente provada pelas principais autoridades de saúde mundiais, designadamente a OMS.

A opção da Madeira em vacinar os bebés contra o Vírus Sincicial Respiratório segue essa linha. Prevenir continua a ser o melhor remédio. Aliás, nesta matéria, a Madeira tem adotado uma postura pró-ativa, como se viu na imunização contra a Covid-19, seguindo sempre um passo à frente do restante território nacional. Com isso ficamos todos a ganhar.

Carla Ferreira