DNOTICIAS.PT
Madeira

Aumento da temperatura faz aumentar a violência

Este será um dos temas abordados no Encontro Atlântico sobre Saúde Psicológica e Bem Estar, que hoje tem lugar. Conheça a restante agenda desta quinta-feira

None

Os estudos em laboratório e em contexto real reforçam cada vez mais a premissa de que há uma relação directa entre o aumento da temperatura e da humidade relativa do ar e o aumento da violência.

Isso mesmo garante José Palma-Oliveira, ele que é um dos oradores convidados para esta iniciativa promovida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, durante o dia de hoje e amanhã, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal.

Numa antevisão àqueles que serão os temas abordados na sua conferência – ‘Urbanidades, felicidade, ambiente e outras ‘minudências’: ou o nosso papel na crise climática’ –, agendada para as 10 horas desta quinta-feira, o professor de Psicologia do Ambiente na Universidade de Lisboa realça o papel que os psicólogos têm na capacitação da sociedade para conseguir gerir melhor as determinantes operadas pelas alterações climáticas.

O investigador e docente refere que “por cada grau de temperatura média de aumento, os homicídios aumentam em 6%”, realçando a “relação directa” e “mensurável” entre o aumento da temperatura e os comportamentos violentos.

Este cenário “vai exigir da comunidade, nomeadamente dos psicólogos, treinos específicos para que as crianças, os adolescentes e toda a população consigam determinar e identificar a verdadeira causa da sua irritação ou do aumento de pensamentos agressivos e terem um maior controle”, aponta José Palma-Oliveira.

Esta é uma questão que poucas pessoas dão atenção, os políticos geralmente não falam nisso quando falam nas alterações climáticas, mas que os cientistas, infelizmente, estão a ser confrontados, cada vez mais, com esses dados. José Palma-Oliveira, professor de Psicologia do Ambiente na Universidade de Lisboa

A par deste aspecto, o também psicólogo nota o aumento do stress devido à densidade das cidades e toda a dinâmica que a mesma encerra. "Nós, neste momento, vivemos em sociedades, em cidades muito concentradas, com muita gente, com muito ruído. Este ambiente leva ao aumento da ansiedade e do stress. Desta forma, temos um conjunto muito maior de pessoas que sentem falta de controle, que podem entrar em stress crónico, levando, muitas vezes, a a perturbações psicológicas e fisiológicas a longo prazo". 

Um terceira dimensão apontada por José Palma-Oliveira prende-se com a eco-ansiedade, associada, muitas vezes, ao aumento da frequência e intensidade dos desastres naturais. O stress pós-traumático é apontado como uma dos principais problemas, que afectam não só os envolvidos directamente, mas também aqueles que podem não ter estado envolvidos na situação. E o professore universitário dá o exemplo dos jovens que se sentem demotivados em estudar ou em viver, perante a inevitabilidade da destruição do planeta que está a acontecer. 

Estes serão apenas alguns dos temas abordados no encontro que decorre hoje e amanhã no Centro Cultural e de Investigação do Funchal e que terá, além de José Palma-Oliveira, um conjunto diversificado de palestrantes que irão reflectir a partir de diferentes perspectivas e paradigmas. No total, serão 30 oradores, entre psicólogos, psiquiatras, historiadores, sociólogos, jornalistas e outros, neste evento que conta com o apoio da Câmara Municipal do Funchal.

Mas a agenda desta quinta-feira reserva-lhe muitas outras inicitivas, que pode conferir aqui:

Política e sociedade

8h30 – arranque da terceira edição iniciativa ‘Fred Olsen’s Fleet in Funchal 2023’ promovida pela companhia de cruzeiros Fred Olsen Cruise Lines, que escolheu o Funchal e o seu porto para juntar a sua frota de navios num mesmo dia. Durante a tarde haverá uma espécie de mini arraial madeirense no Porto do Funchal, além de outras acções envolvendo os passageiros.

9h30reunião semanal da vereação da Câmara Municipal do Funchal;

10 horas – conferência ‘Inteligência Artificial - potencialidades e desafios’, por Bárbara Florença, CEO e fundadora da Salviati Software, consultora de Tecnologia na RTP Madeira e Especialista de Informática no Governo Regional da Madeira. A iniciativa terá lugar na Sala de Sessões da Escola Secundária Francisco Franco.

À mesma hora, o Representante da República, Ireneu Cabral Barreto, recebe, em audiência no Palácio de São Lourenço, o Embaixador da República Dominicana em Portugal, Miguel Ángel Prestol Gonzalez, que pelas 11h30 será recebido por José Manuel Rodrigues, na Assembleia Legislativa da Madeira.

10 horas - Jorge Carvalho marca presença na entrega de Prémios de Mérito da Escola Básica com Pré-Escolar e Creche do Caniçal.

11 horas – o Grupo Parlamentar do PS na Assembleia Legislativa da Madeira recebe, em audiência, os representantes do Sindicato Democrático de Professores da Madeira (SDPM).

Também às 11 horas, a Associação de Produtores de Banana da Madeira (ABAMA) promove uma conferência de imprensa para abordar a situação actual do sector.

15h30 - reunião da Câmara Municipal da Ponta do Sol.

18h30 – no âmbito do 87.º aniversário da Casa do Povo de Santo António terá lugar naquela instituição uma conferência sobre ‘A importância das Casas do Povo no meio local’. Serão várias as entidades a marcar presença nesta iniciativa.

Também às 18h30 - Pedro Ramos participa na cerimónia de apresentação da II Edição do Curso PADIS - Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, ministrado pela AESE Business School, no Funchal. A iniciativa decorre na Casa da Cultura de Câmara de Lobos.

Cultura e espectáculos

Com várias sessões ao longo do dia, a primeira das quais às 10 horas, o Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente´s assinala o Dia Mundial do Cinema com uma masterclass sobre meios e equipamento na produção de cinema, tendo como dinamizador João Paulo Santos.

Entre as 14 e as 18 horas, o Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira recebe uma masterclass de violoncelo orientada por Astrig Siranossian, uma jovem violoncelista de renome, com presença em concertos das grandes orquestras europeias.

16h30 – apresentação da exposição do artista luso-brasileiro Adonis Galvão, mostra que presta tributo a João Carlos Abreu. Esta exposição está patente ao público no átrio da Câmara Municipal do Funchal.

21 horas – a Capela de São João da Ribeira, no Funchal, recebe mais uma iniciativa do projecto ‘Capelas ao Luar’.

Também às 21 horas, a Teatro Feiticeiro do Norte vai acolher a Escola de Mulheres - Oficina de Teatro, com ‘Da Voz Humana’, um ciclo de leituras encenadas. A iniciativa tem lugar até 11 de Novembro no espaço Balcão Cristal, na rua de Santa Maria, n.º 206.                

Desporto

17 horas - apresentação da 3.ª eliminatória da EHF Euroepan Cup do Madeira Andebol SAD, no Hospital Particular da Madeira.

Das 18h30 às 22h30 decorre a 2.ª edição Masters, do Atlântico Padel Tour, na Quinda do Padel.

Efemérides

Conheça que outros assuntos têm marcado o dia 9 de Novembro, ao longo dos tempos: 

1923 - Hitler lidera um frustrado golpe de Estado em Munique.

1938 - Noite de Cristal (Kristallnacht), na Alemanha nazi. Lojas e habitações de judeus, sinagogas são destruídas. A violência estende-se por mais dois dias.

1958 - Primeiro acidente da aviação comercial portuguesa. Um hidroavião da companhia Artop, num voo entre Lisboa e Funchal, cai ao mar com 36 pessoas a bordo.

1970 - Morre, com 79 anos, o general Charles André Joseph Marie de Gaulle, Charles De Gaulle, militar, estadista e Presidente francês.

1971 - Os representantes da República Popular da China apresentam-se pela primeira vez nas Nações Unidas.

1989 - O Partido Comunista da RDA decide a abertura das fronteiras. A decisão conduz à queda do Muro de Berlim, tomada como símbolo do fim da Guerra Fria.

2005 - Processo Casa Pia. O Tribunal da Relação de Lisboa confirma as conclusões do juiz de instrução e determina a não pronúncia de Paulo Pedroso, Herman José e Francisco Alves, por não haver indícios que sustentem a prática dos crimes que lhes eram imputados.

2015 - O parlamento catalão aprova uma resolução dos partidos independentistas Junts Pel Sí e CUP que marca o arranque oficial do processo de independência da Catalunha.

2020 - É decretado o recolher obrigatório entre as 23:00 e as 05:00 nos 121 municípios mais afetados pela pandemia covid-19. No fim de semana o recolher obrigatório nesses concelhos é a partir das 13:00.

2022 - O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, anuncia que as forças armadas russas vão retirar-se da cidade ucraniana de Kherson, anexada ilegalmente por Moscovo em setembro.

Pensamento do dia

Criar não é imaginação, é correr o grande risco de se ter a realidade. Clarice Lispector (1920-77), escritora brasileira