Boas práticas na conservação do património edificado em debate na UMa
A GENUS - Associação de Defesa do Património da Madeira promove a 18 e 19 de Novembro o workshop 'Boas práticas na conservação do património edificado' na reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas.
A sessão contará com a participação de diversos profissionais da construção e conservação do património edificado, que darão a conhecer à população em geral a melhor forma de actuar em eventuais remodelações de imóveis.
Pretende-se que os participantes aprendam formas eficazes de restaurar tapa-sóis e caixilharias de madeira, lambrequins de madeira, varandas de ferro forjado, calçada madeirense, pinturas de cal entre outros elementos característicos da arquitetura popular madeirense. GENUS
Os formadores do workshop serão os mestres Ramiro Camacho (carpinteiro), Pedro Sá (calceteiro) e Rui Jorge (pintor), profissionais que contam com um vasto currículo em obras de reabilitação e conservação dos elementos construtivos tradicionais madeirenses. Haverá ainda uma aula do professor Emanuel Gaspar e uma visita guiada à reabilitação do edifício da reitoria a cargo do arquiteto Rui Campos Matos.
O workshop, limitado a 30 participantes, está sujeito a inscrição prévia e tem o custo de 15 euros por pessoa.
O projecto conta com o apoio da Direcção Regional da Cultura e da Universidade da Madeira.