Criada conta solidária para ajudar filho de madeirenses sequestrado na África do Sul
O Fórum Português na África do Sul abriu ontem uma conta bancária solidária para ajudar o filho de madeirenses que foi sequestrado durante 23 dias na África do Sul. O lusodescendente, filho de emigrantes madeirenses naturais do Estreito da Calheta, ficou sem uma perna e está hospitalizado numa unidade de saúde privada na cidade de Joanesburgo. Como os hospitais públicos em Joanesburgo estão superlotados e após três dias num deles, mas sem solução então levaram-no para um hospital privado devido à gravidade do caso.
Este é mais um relato de sequestro vivido com muito sofrimento, tendo a própria vítima, José Manuel Correia Sequeira, contado o que aconteceu no dia 4 de Outubro quando se encontrava a trabalhar num talho no centro de Joanesburgo e depois foi sequestrado. Esteve sequestrado durante 23 dias e passou fome, José Correia Sequeira disse que foi encontrado por três crianças, no dia 26 de outubro de manhã e depois chamaram as autoridades sul-africanas a dar de conta que havia uma pessoa na estrada a pedir auxílio. “Foi o que me aconteceu aqui na África do Sul,” adiantou E disse que não queria que acontecesse a ninguém. “Foram os piores dias da minha vida”, afirmou. O lusodescendente descreveu que dia sim e dia não, davam-lhe um café e duas fatias de pão. “Não me davam comida e eu até tinha medo de pedir água, mas algumas vezes chegaram a dar. Isto é muito triste, não queria que isto acontecesse nem sequer ao meu pior amigo” frisou.
Recorda ainda que ficou sempre algemado com as mãos para trás que lhe provocam lesões graves e com as pernas atadas que acabou por sofrer uma gangrena numa das pernas o que levou à amputação. Foi libertado a 26 de outubro depois de ser o resgate ter sido pago pelos patrões.
José Manuel Sequeira disse que pediu aos patrões para o ajudar porque não tinha meios. Foram os patrões que pagaram o resgate. “Levavam - me de um lado para outro, puxavam pelas algemas e as algemas fizeram - me feridas”. Por isso tiveram de me fazer uma intervenção cirúrgica às mãos e não sei ainda o que vão fazer mais, ” explicou o filho de emigrantes madeirense de 50 anos.
Agora está num hospital privado a receber tratamentos onde os custos são altos e estão a ser suportados pelos patrões . O DIÁRIO esteve presente num encontro ontem, onde o Forum Português criou uma conta solidária para ajudar o sequestrado.
Fórum Portugues pede apoio para este caso
O Fórum Português pede apoio financeiro para ajudar a pagar o hospital deste filho de emigrantes que foi sequestrado. Pois os tratamentos hospitalares, são caros que podem chegar a mais de 50 mil euros. Por isso, está a ser feito um apelo através das redes sociais na comunidade portuguesa da África do Sul . Para aqueles que pretendem ajudar a conta solidária é Medical Fundraising, Standard Bank Boksburg, Account 020741162, Branch 011842 e Swift SBZAZAJJ. Um dos membros do comité do Fórum Português adiantou ao DIÁRIO que vão solicitar ajuda ao governo português para ajudar este caso e repensar como ajudar em situações futuras.