Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis assinalado no Mercado dos Lavradores
A Direcção Regional da Saúde (DRS) dinamiza uma actividade para fomentar o conhecimento e o interesse das crianças pelos alimentos que ingerem. A iniciativa decorre em parceria com a Câmara Municipal do Funchal e vai ter lugar esta quarta-feira, no Mercado dos Lavradores.
Entre as 9 e as 15 horas, ocorre uma demonstração e venda de produtos regionais da época saudáveis e entre as 10h30 e as 11h30 realiza-se uma conferência sobre alimentação e cozinha saudáveis, pela nutricionista Elisée Vieira - no espaço dedicado a Feiras e Eventos.
A 8 de Novembro assinala-se o Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis. A data pretende fomentar a prática de uma dieta equilibrada e variada, aumentar o conhecimento e o interesse das crianças pelos alimentos que ingerem, como forma de combater a obesidade.
A DRS alerta que cada gesto é fundamental para que tenhamos uma vida com mais qualidade, tanto a nível físico como mental, e é na infância que se moldam os comportamentos mais facilmente.
As crianças absorvem os ensinamentos, os bons e os maus exemplos, por isso relembramos princípios muito simples para que o testemunho seja passado aos mais novos, e assim conseguirmos reeducar a sociedade para que os hábitos de vida sejam mais saudáveis.
Importa criar rotinas alimentares saudáveis e promover o ganho de competências na área da preparação e elaboração de alimentos e receitas. Assim:
Ao comprar – Selecione o que compra. Verifique o prazo de validade. Separe os frescos. Deixe o frio para o fim.
Ao preparar – Cozinhe bem os alimentos. Separe o cru do pronto a comer. Lave frutas e hortícolas. Lave as mãos antes de qualquer preparação.
Ao conservar – Separe produtos diferentes. Não volte a congelar o que já esteve congelado. Guarde as sobras de alimentos no máximo 4 dias. Reaqueça bem as sobras antes de consumir.