Porto Moniz avança com extensão da rede de saneamento básico
Serão beneficiadas 30 habitações
A Câmara Municipal do Porto Moniz adjudicou em Outubro último a empreitada denominada ‘Ligações Domiciliárias de Saneamento Básico no Concelho do Porto Moniz’.
Trata-se de um investimento municipal de cerca de 39 mil euros (36.981,25 euros + IVA), resultante das solicitações da população para proceder à ligação das suas casas à rede de saneamento básico, descartando, assim, o uso das fossas sépticas.
Ao DIÁRIO, o presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, Emanuel Câmara, explica que as ligações serão efectuadas nas freguesias do Porto Moniz (23) e do Seixal (7), abrangendo um total de 30 habitações, localizadas, sobretudo, em veredas e caminhos secundários.
A extensão da rede municipal de saneamento básico é descrita como um “um trabalho difícil e minucioso” tendo em conta a “dispersão territorial” e “orografia acidentada” da localidade, condições que encarecem as intervenções.
O procedimento é desencadeado após um compilar de solicitação por parte dos munícipes, com o objectivo de abarcar o maior número de ligações numa obra apenas, de forma a condensar o período de constrangimentos à circulação.
De acordo com a autarquia, os trabalhos contemplam a construção de ramais que permitirão, no futuro, a ligação de novas habitações à rede de forma facilitada.
Com um prazo de execução de 60 dias, a empreitada foi adjudicada à construtora local Pedreiro Dias, Unipessoal Lda.