Bloco de Esquerda pretende criação de núcleo museológico alusivo à Revolução dos Cravos
O Bloco de Esquerda - Madeira pretende a criação de um Museu ou Núcleo Museológico temático alusivo à Revolução dos Cravos. Para isso, foi entregue uma Resolução, recomendando ao Governo Regional da Madeira, que diligencie, através da Direção Regional de Cultura, no sentido de ser criado um Museu ou Espaço Museológico Temático alusivo ao 25 de Abril de 1974, no qual pudessem ser implementadas as variadas e diversas valências.
"No próximo ano comemora-se o cinquentenário da Revolução Libertadora de 25 de abril de 1974. Esta data consubstanciou o derrube da ditadura fascista e a instauração da Democracia no nosso País. Além disso, a Revolução dos Cravos possibilitou posteriormente o surgimento das Autonomias Regionais da Madeira e dos Açores. Esta é, assim, uma data e um momento histórico que devem ser relevados e permanentemente perpetuados na memória coletiva da população madeirense", refere o deputado único, Roberto Almada.
Este núcleo museológico deveria promover exposições permanentes conjugadas com outras temporárias, itinerantes e temáticas; lançamento de livros; exibição de filmes; ciclos de tertúlias temáticas; conferências, debates e palestras; e visitas proporcionadas às escolas da RAM.
O partido dá como exemplo o Museu do Aljube – Resistência e Liberdade que consiste num «museu (…) que pretende preencher uma lacuna no tecido museológico português, projetando a valorização dessa memória na construção de uma cidadania responsável e assumindo a luta contra a amnésia desculpabilizante e, quantas vezes, cúmplice da ditadura que enfrentámos entre 1926 e 1974.».