DNOTICIAS.PT
Fact Check Madeira

Será verdade que o navio da Virgin Voyages passou um dia a deitar fumo no Funchal?

None

No dia 3 de Novembro, depois das 19 horas, o DIÁRIO noticiou que o ‘Vailant Lady’, navio de cruzeiros da Virgin Voyages, agradeceu a forma como foi acolhido no Porto do Funchal, com a inscrição de um 'obrigado', através da iluminação de bombordo. Entre os muitos comentários de satisfação, alguns apontaram para um elevado grau de poluição deixado pela embarcação, durante o período em que esteve atracado. Mas, será verdade que o navio passou o dia a deitar fumo?

'Valiant Lady' agradece escala no Porto do Funchal

O navio de cruzeiros 'Valiant Lady' agradeceu, através da iluminação dos camarotes, a sua passagem pelo Porto do Funchal.

Este trabalho não pretende avaliar os benefícios e/ou os inconvenientes de uma aposta no turismo de cruzeiros, nomeadamente para a Região, apenas se é verdade que o referido navio esteve todo o dia expelir fumo no Porto do Funchal.

O porto da capital da Madeira foi, ainda recentemente apontado como um dos dez portos de cruzeiros mais poluídos da Europa.

Um estudo divulgado pela Associação Ambientalista Zero, em Junho deste ano, colocava Portugal no sexto lugar dos países europeus com maiores níveis de óxido de enxofre. “Em termos absolutos, Portugal mantém o 6.º lugar entre os países europeus com maiores níveis de poluição por óxido de enxofre (SOx) emitido pelos navios de cruzeiro, depois de Itália (1.º), Espanha (2.º), Grécia (3.º), Noruega (4.º) e França (5.º)”, segundo um estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente, que integrada pela Zero.

De acordo com o mesmo estudo, o Porto do Funchal era o décimo mais poluído, depois de: Barcelona (Espanha), Civitavecchia (Itália), Pireu (Grécia), Palma de Maiorca (Espanha), Lisboa (Portugal), Hamburgo (Alemanha), Southampton (Reino Unido), Mykonos (Grécia) e Thira (Grécia).

Na altura, Miguel Albuquerque disse ser estranho o resultado desse estudo: “É muito estranho, porque em 2021 e 2022 a Agência Europeia do Ambiente fez uma monitorização exaustiva sobre a qualidade do ar na cidade do Funchal, designadamente levando em linha de conta os potenciais focos poluidores do porto de cruzeiros, e a conclusão a que se chegou é que o ar do Funchal não estava poluído”, afirmou o presidente do Governo Regional da Madeira.

É certo que não há turismo/economia de cruzeiros sem poluição, apenas podendo esta ser minorada ou não. Assim, seguramente que o ‘Vailant Lady’, como qualquer outro navio de cruzeiros que atraque ou fique no fundeadouro do Porto do Funchal, foi fonte de poluição.

Resta verificar se o navio da Virgin esteve todo o dia de deitar fumo.

Todas as fotografias que conseguimos reunir, sobre a presença do ‘Vailant Lady’ na última sexta-feira, no Porto do Funchal (aqui não publicadas devido a direito de autor, mas facilmente localizáveis através de pesquisa na Internet), mostram o navio a expelir fumo, em vários casos em grande quantidade. A observação directa, realizada por jornalistas do DIÁRIO, também o confirma. No entanto, a cor do fumo e até o facto de ser mais ou menos observável não são sinónimo de maior ou menor perigosidade. A sua quantidade, independentemente das características, sim.

Pelo referido se concluiu que, sim, é verdade que o navio esteve todo o dia a expelir fumo no Porto do Funchal.

"Foi só fumo o dia todo..."