ANSA/Orquestra Clássica da Madeira apresenta recital na ALRAM
A Orquestra Clássica da Madeira apresenta, este domingo, 5 de Novembro, pelas 18 horas, um recital de com violino e piano com o jovem madeirense o violinista Filipe Abreu, acompanhado pelo pianista Hamish Brown. O espectáculo terá lugar na Assembleia Legislativa da Madeira, sendo que os alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório - Escola das Artes da Madeira têm entrada livre mediante apresentação de cartão estudante.
O repertório para este recital, escolhido por Filipe Abreu, será constituído por obras de antologia do repertório violinístico que vai desde Bach com a Primeira Sonata para Violino Solo, passando pelos Caprichos nº 14 e 24 do celebre violinista e compositor italiano Niccolo Paganini, pela Sonata nº 10 de Beethoven para violino e piano, e finalizando com a Tziganede Maurice Ravel.
"Salientar que o violinista Filipe Abreu teve a sua formação inicial no Conservatório – Escola das Artes da Madeira na classe do Professor Yuriy Kyrychenko. Deu continuidade aos seus estudos a nível superior em Lisboa e, posteriormente, na Bélgica com a violinista Alisa Margulis e com a violinista Tatiana Samouil. Em Londres teve a oportunidade de trabalhar com Levon Chilingirian e Adrian Butterfield e, paralelamente, com alguns dos mais prestigiados músicos da atualidade, como Pavel Vernikov, Renaud Capuçon, Andrej Baranov, Sergey Kravchenko, David Takeno, Andras Keller, Mark Danel, Mihaela Martin, Barnabás Kelemen, Aníbal Lima e Irene Lima.", refere nota à imprensa.
O pianista Hamish Brown junta-se ao madeirense. Além de ter conquistado alguns dos mais conceituados prémios, é um artista aclamado pelos cantores mais afamados do Reino Unido.
"Este tipo de iniciativas por parte da Orquestra Clássica da Madeira prendem-se com o facto de no presente, e após algumas décadas de investimento no ensino artístico na Região, reconhecer o excelente nível do ensino artístico no Conservatório-Escola das Artes da Madeira, na competência e dedicação dos seus professores, que muito têm contribuído na formação de vários músicos, em várias áreas, que atingiram um nível considerável e que desta forma mantêm uma ligação profissional com a sua terra natal. A Orquestra Clássica da Madeira está empenhada em continuar a apresentar este tipo de projetos, de forma consistente e continuada, com o intuito de atrair a mestria destes jovens formados para o tecido cultural da Madeira", indica a mesma nota.
Programa
Johann Sebastian Bach [1685 - 1750] - Sonata para violino solo nº1
N. Paganini [1782 - 1840] - Capricho nº 14 e Capricho nº 24
Ludwig van Beethoven [1770 - 1827] - Sonata para piano e violino nº10
Maurice Ravel [1875 - 1937] - Tzigane