PSD considera que política fiscal da Madeira "tem sido um exemplo a nível nacional"
O deputado do PSD Carlos Rodrigues considera que a política fiscal e a redução de impostos praticada na Região "em sido um exemplo a nível nacional". As declarações foram proferidas numa iniciativa política social-democrata, esta manhã, no Parque Urbano da Nazaré.
Na ocasião, fez questão de salientar que, desde 2015, "os governos do PSD têm vindo a encetar uma política de redução dos impostos e essa política tem tido traços consistentes e contínuos ao longo destes três mandatos", o que tem permitido um aumento do rendimento das famílias.
O parlamentar indicou que, em termos de IRS, "a Região tem aplicado, de forma sustentada, o diferencial mais baixo, de 30%, sendo que, numa primeira instância, o fez nos escalões mais baixos, mas, atualmente, os médios também são atingidos por esta medida". Explicou que tem sido dada primazia aos impostos mais directos, pois "são aqueles que têm um impacto imediato nos rendimentos das famílias".
O partido realça que este compromisso contínuo com a baixa carga fiscal sobre o rendimento dos madeirenses tem contribuído para uma maior qualidade de vida dos seus habitantes, bem como para uma maior dinâmica económica da Região.
No entanto, houve críticas para a política nacional. "O Estado tem vindo a fazer reduções que depois compensa com os impostos indiretos e nós aqui [na Região] temos optado por outra política", disse.
Carlos Rodrigues aproveitou a oportunidade para assegurar que o partido "vai continuar neste percurso de redução dos impostos", admitindo que "ainda há margem para fazer essa progressão, sendo que tem de ser feita tendo sempre muita atenção à sustentabilidade das finanças regionais".