Ribeira Brava com Orçamento Municipal de 19 milhões de euros aprovado por unanimidade
O Orçamento Municipal da Ribeira para 2024 no valor de 19 milhões de euros foi hoje aprovado por unanimidade, em reunião de câmara.
O executivo Ricardo Nascimento destacou como prioritárias para o próximo ano as áreas do social, educação, cultura, Ambiente e investimento.
Na área social, a autarquia vai aumentar "o valor máximo de apoio aos idosos, totalizando 420 euros anuais para medicação, fraldas e exames complementares, mais 35% do que em 2013". Além disso, pretende dar continuidade ao Polo de Emprego, à Universidade Sénior e ao Espaço Intergeracional, "que tem sido uma mais-valia". Nesta aérea está ainda prevista a recuperação da escola do Porto da Ribeira (Campanário) que será "transformada em apartamentos para habitação".
Na área da educação, o executivo garante que vai aumentar a comparticipação em 10% do pagamento das creches, das bolsas de estudo dos alunos universitários e da oferta de material escolar. Tem também previsto um projecto de implementação em todas as escolas do 1.º Ciclo de quadros interactivos nas salas de aulas e Smart TV nas salas do pré-escolar; a requalificação da escola da Serra de Água, bem como as manutenções de outras escolas; e dar seguimento aos apoios de vários eventos dinamizados pelos estabelecimentos escolares do concelho.
"A Cultura também será um eixo importante" e, por isso, a Câmara Municipal pretende continuar com os seus eventos culturais e festivais, dinamizar a Semana da Cultura, o Espaço Artesão, iniciar o projecto de requalificação da Biblioteca Municipal e continuar a apoiar os eventos dinamizados pelas várias associações do concelho.
Na área do Ambiente, além dos projecto Eco-Escolas e da Bandeira Azul a nível balnear, o executivo liderado por Ricardo Nascimento vai dar prosseguir com as acções de sensbilização no âmbito ambiental e a colocação de pequenas redes de saneamento básico, numa parceria com a ARM. " Exemplo disso será a obra de repavimentação da Estrada do Pedregal que, ao mesmo tempo, de forma coordenada com a ARM, passará a ter rede de esgotos. No próximo ano, a zona do Pedregal, no Campanário, ficará munida de rede de saneamento básico e terá a estrada repavimentada", indica a autarquia.
No sector do Investimento, as verbas paras associações e IPSS's serão mantidas e, entre outras medidas, estão previstas algumas obras pelas quatro freguesias.
A autarquia explica que "fruto do dinamismo que se tem verificado no concelho, regista-se um aumento, quer do IMT, quer das licenças camarárias para habitação, relativamente a outros anos".
Acrescenta que a requalificação do centro da vila terá continuidade pela Rua dos Dragoeiros até à Ponte Vermelha (junto ao Centro de Saúde). Esta é uma obra que deverá rondar os 700 mil euros, e tem em vista "o melhoramento do pavimento, a criação de passeios, zonas pedonais e a criação de estacionamentos" e visto tratar-se de uma "área com grande núclero populacional carece de uma solução".
Quanto a outras obras de maior releve, a Câmara Municipal tem em vista para a freguesia da Serra de Água terminar a reabilitação do centro da freguesia. "Estamos a aguardar que haja uma decisão do Governo para que a praceta da Serra de Água nos seja cedida para podermos fazer uma reabilitação", explica a autarquia, acrescentando que também espera ter a ter a possibilidade de "lançar o projecto de construção de um caminho agrícola no Lombo do Moleiro", bem como recuperar a escola do mesmo sítio.
Para a freguesia da Tabua, o executivo deseja lançar no terreno o Caminho do Lombo, bem como a recuperação de um caminho desde o Lugar da Serra até à zona dos Zimbreiros. "Se houver fundos vamos contruir um miradouro no Lugar da Serra e estamos a aguardar a decisão do Governo relativamente à praceta da Tabua", adianta.
No Campanário está prevista a construção dos Caminho da Pedra, o Caminho do Tranqual e a conclusão do Caminho do Porto da Ribeira, bem como a ampliação ao cemitério do Campanário.