Ponta do Sol aprova Orçamento Municipal de 13 milhões para 2024
A Câmara Municipal da Ponta do Sol aprovou, esta tarde, o seu Orçamento Municipal de cerca de 13 milhões para 2024.
A proposta do executivo liderado por Célia Pessegueiro foi apresentada na reunião de câmara desta quinta-feira, após ter sido aprovada pela maioria socialista (PS) e abstenção do PSD.
Temos um orçamento mais confortável, felizmente. O Orçamento de Estado transfere-nos no próximo ano mais de 1 milhão e 100 mil euros. Para a nossa dimensão e para os nossos orçamentos é um valor considerável, embora, por exemplo, para aquilo que diz respeito à obra pública, 1 milhão de euros é praticamente nada. Célia Pessegueiro, presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol
No entanto, a autarca destacou a importância de ter alguma folga financeira para iniciar determinados projectos já no início do ano, especialmente para melhorias nas infraestruturas viárias, com o propósito de proporcionar mais estacionamentos e uma gestão mais eficiente do trânsito. "Estamos a falar de alguns arruamentos que são essenciais para a gestão, a organização do trânsito, para permitir mais estacionamentos em vez de os carros estarem parados na via pública", disse.
Além de destacar que uma "verba considerável de 3 milhões de euros" será destinada para a área ambiental, onde estão previstas obras de melhorias nas águas e saneamento, Célia Pessegueiro referiu que outro aspecto a ter em conta serão os apoios sociais, nomeadamente "apoios a famílias, apoio para a habitação, apoio para a área da saúde, também para a educação, como por exemplo os manuais escolares".
Por fim, a presidente reconheceu que o orçamento possui "alguns valores elevados", como por exemplo as verbas para a esquadra da PSP, o que restringe que autarquia consiga fazer "tudo aquilo que desejaria".
Mas há aqui uma parte muito importante que tem a ver com a realização de projecto para tudo aquilo que são obras públicas ou outras iniciativas de planeamento que nos permitam depois ir buscar fundos comunitários. O que é importante aqui é que exista abertura tanto do IDR, para as candidaturas que o município possa apresentar, como também por parte do Governo Regional, para contratos-programa com as Câmara Municipais e repartir de uma forma equitativa aquilo que são os investimentos públicos
O Orçamento da Ponta do Sol para 2024 tem como principais metas a sustentabilidade ambiental, o reforço dos apoios sociais, o rigoroso investimento público e a modernização administrativa. Um total de 13 milhões de euros que "visam dar continuidade a uma estratégia de desenvolvimento de todo concelho, com a ambição de construir um município ainda mais próspero, coeso e inovador".