Quase 800 congressistas debatem Turismo
O 48.º Congresso da APAVT começa hoje no Porto e aborda a inteligência artificial
A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) volta hoje ao Porto, mais de duas décadas depois da reunião magna anterior, para realizar o 48.º congresso, com quase 800 congressistas inscritos, e com foco nos desafios que a Inteligência Artificial lança ao sector.
O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, entende que esta grande afluência de agentes ligados ao sector do turismo é uma "fantástica manifestação de energia, após a ainda tão recente crise pandémica".
Já sobre o significado deste regresso dos agentes de viagens à Invicta para realizar a reunião anual magna da associação, o responsável referiu que "é o casamento de um desejo da APAVT em voltar, desde que, há vinte e dois anos", realizou nesta cidade o último congresso "e da vontade da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal", que "moveu montanhas para ter este evento na cidade do Porto".
O congresso deste ano, que decorre até sábado, tem como tema a "Inteligência Artificial, a Revolução do Século XXI". E tem transmissão em directo no Youtube.
"Esperamos um encontro pleno de vitalidade, onde se reencontrará, uma vez mais, todo o sector turístico, olhando o futuro. Em especial, esperamos ajudar os empresários a olhar para desafio da inteligência artificial com optimismo e sentido estratégico", acrescentou Pedro Costa Ferreira em declarações à Lusa.
Questionado sobre a conjuntura, mais uma vez difícil - não só de inflação, juros altos, dois conflitos internacionais, mas também de uma crise política -, o presidente da APAVT diz que "certamente" os profissionais reunidos no Porto irão debater "como reagir", aos acontecimentos em Portugal que "destroem valor e adiam decisões essenciais para a economia do país".
"Com sinceridade, esperamos sair reforçados, optimistas e prontos para continuar a criar valor, ajudando o país a crescer", concluiu Pedro Costa Ferreira à Lusa.
Pedro Costa Ferreira chega ao Porto em fim de mandato. Contudo, o presidente da APAVT desde 2012 já viu validada a sua recandidatura à presidência da Associação para o triénio 2024-2026. O representante da Lounge conta com Carlos Baptista, da Gecontur, Raquel Oliveira, da Destination Travel Solutions e o madeirense Duarte Correia, da W2M, que serão vice-presidentes.
Motivo para festejar em pleno Douro no jantar de encerramento do evento que é oferecido pelo Turismo da Madeira.
Eis o programa para hoje
15h45 - Sessão de Abertura, na Alfândega do Porto
17h00 - 1ª Sessão: «E Portugal ?» Debate sobre as principais escolhas do país. Conseguimos mudar o que temos de mudar?
. Miguel Poiares Maduro (Diretor da Global Law School da Católica e Professor da Escola de Governo do Instituto Universitário Europeu de Florença)
. Álvaro Beleza (Presidente do Conselho Coordenador da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social)
. Carlos Guimarães Pinto (Deputado à Assembleia da República Portuguesa, pela Iniciativa Liberal)
18h45 - 2ª Sessão: Conversas improváveis – Diálogos que não estamos à espera! José Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro) Jorge Nuno Pinto da Costa (Presidente do Futebol Clube do Porto) Rita Marques (Docente na Porto Business School)