'Navegadores/Cidade do Funchal' despedem-se da SSL Gold Cup
Equipa portuguesa, fechou a derradeira regata dos quartos-de-final no quarto lugar do grupo 3, ficando assim afastada das meias-finais.
A equipa dos Navegadores/Cidade do Funchal falhou há instante o passaporte para as meias-finais da Star Sailors League Gold Cup em vela (SSL Gold Cup).
Na quarta e derradeira regata do grupo 3 dos quartos-de-final, onde os pontos contavam a dobrar, a selecção lusa, que conta com os madeirenses João Rodrigues, como capitão e Paulo Manso, nas funções de táctico, não foram além do quarto e último lugar o que fez com que terminassem esta ronda no quarto lugar com nove pontos, contra os 16 do Brasil, os 13 da Nova Zelândia, que estão assim apurados para as ‘meias’, e a Austrália que com 12 pontos também despediu-se do evento.
Apesar de uma boa largada a equipa das Quinas veio a rondar a primeira bóia no terceiro lugar, atrás das embarcações do Brasil e da Nova Zelândia, e na primeira popa nunca conseguiu ser mais rápido do que os adversários, tendo visto ainda a equipa australiana lhe roubar a posição no grupo, já mesmo em cima de rondar a segunda ‘marca’ do campo de regatas.
Na segunda bolina Portugal arriscou num percurso mais à esquerda, ao contrário das restantes embarcações, na tentativa de recuperar ‘terreno’, mas a verdade é que acabaram mesmo por ficar para trás, e já na última popa não havia nada a fazer, cortando assim a linha de chegada no quarto posto.
Quanto às restantes equipas a embarcação neozelandesa conseguiu uma excelente derradeira popa que lhe valeu terminar na primeira posição, enquanto o segundo lugar foi decidido em ‘photo finish’ já que Brasil e Austrália viriam a terminar com o mesmo tempo, mas a ‘pequena vantagem’ veio a ser dada à selecção canarinha.
Contas feitas Brasil e Nova Zelândia rumam às meias-finais agendadas para sábado, enquanto os Navegadores/Cidade do Funchal e os australianos despedem-se assim deste evento internacional considerado como o ‘Campeonato do Mundo de futebol… à vela’.