DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Quatro espectáculos que passaram pelo 'Baltazar Dias' distinguidos

None

Foram anunciados hoje os vencedores e nomeados da Sociedade Portuguesa de Autores em várias categorias, sendo que quatro dos espectáculos indicados fizeram parte da programação do Teatro Municipal Baltazar Dias em 2023.

Numa lógica de co-produção, o espectáculo co-produzido pelo Teatro Baltazar Dias, Teatro Nacional D. Maria II e a Oficina 'Ainda Marianas' de Catarina Rôlo Salgueiro e Leonor Buesco, foi indicado como um dos melhores 3 espectáculos de teatros de 2023.

O espectáculo 'Jesus, o filho' de Elmano Sancho, que esteve no Teatro Municipal Baltazar Dias, com duas sessões em Janeiro, venceu a categoria 'Melhor Texto Português Representado' e a categoria 'Melhor Atriz' com Joana Bárcia, além da nomeação para 'Melhor Ator' de Vicente Wallenstein.

O espectáculo 'Casa Portuguesa' de Pedro Penim do Teatro Nacional D. Maria II, que passou no Funchal, em Setembro, foi nomeado como um dos melhores textos portugueses representados e, 2023.

Por fim, a bailarina madeirense 'Maria João Pereira' do espetáculo de dança 'OSS' de Marlene Monteiro Freitas e Companhia Dançando com a Diferença venceu a categoria de melhor bailarina, sendo que este espetáculo encerrou a temporada artística do Baltazar Dias, em Julho de 2023.

O acolhimento e co-produção destes espectáculos, agora premiados ou nomeados pela Sociedade Portuguesa de Autores é o reconhecimento de um trabalho de programação em continuidade que posicionaram o Teatro Baltazar Dias também num espaço nacional, com um efeito, uma atratividade e uma relação com o setor criativo e cultural mais consolidada. Desta forma, o Funchal insere-se nos circuitos do que melhor se faz a nível cultural a nível nacional também.  Departamento de Cultura da CMF